Nissan 370Z 50th Anniversary revelado

Texto: Nuno Fatela
Data: 16 Abril, 2019

Foi há precisamente 50 anos que nasceu, no Salão de Nova Iorque, uma nova forma de conduzir. Mais performante, mais entusiasmante, a saga dos “Z” celebra meio século com o Nissan 370Z 50th Anniversary

Verdadeiras montanhas russas de emoção, os Nissan Z são uma das famílias de performance mais conhecidas e com mais história no automóvel. Engloba máquinas como o original 240Z, os GT-R, os 350Z ou o atual 370Z, que agora se vestiu para festejar os 50 anos dos “Z Cars”. O local da “party” é o Salão de Nova Iorque, onde também foi revelado em 1969 o já referido 240 Z e o “dress-code” é de 50th Anniversary.

Isto significa que o 370Z pode surgir com duas combinações, o vermelho sobre o branco ou o o preto na carroçaria cinzenta. Esta cor surge nas faixas laterais, homenagem ao pioneiro dos Z-Cars, e também no capot, linha de tejadilho, retrovisores e secção superior da retaguarda. É ainda destacada a faixa que segue desde a dianteira até à traseira, pela envolvência das janelas, e que culmina num triângulo que, mais uma vez, presta tributo ao 240Z. Surgem ainda óticas em boomerang, pensadas para se mesclarem de forma mais chamativa com o para-choques dianteiro e a traseira do modelo.

A bordo a atmosfera ‘racing’ do Nissan 370Z 50th Anniversary é enfatizada por elementos como o volante em alcântara, os bancos desportivos com apoio lombar ajustável e logo específico, e ainda os acabamentos cromados escuros. A Nissan refere ainda que o painel de instrumentos está “colado” à coluna de direção, para se obter mais facilmente a combinação entre a posição perfeita para o volante e a visualização das informações.

Era impossível falar de um Nissan Z sem dar destaque ao motor. E neste caso falamos de um V6 com 332cv que recorre ao sistema de sincronização das válvulas para otimizar o envio de ar para o motor. Este bloco pode canalizar a sua diversão através das caixas automática de sete velocidades ou manual de seis, ambas com o “SynchroRev Match” que ajusta a velocidade do motor para “qualquer condutor fazer passagens de caixa como um profissional”.

A suspensão do 370Z 50th Anniversary será de triângulos duplos na dianteira e multilink na retaguarda, que foram trabalhadas com materiais como o alumínio para ficarem mais leves e rígidas. Junta-se ainda o diferencial autoblocante viscoso. Para travar (e talvez tentar o seu talento no drift) pode contar com discos ventilados de 14” e quatro pistões na dianteira e com 13,8” e dois pistões na retaguarda.

 

Apresentado no Salão de Nova Iorque de 2019, ainda não existem informações relativas ao lançamento do Nissan 370Z 50th Anniversary

 

Veja também:

Motor do Skyline GT-R R32 produzido novamente
Nissan City Hub: Uma nova espécie de Stand (com vídeo)
Nissan instala 100 carregadores rápidos em Portugal
Turbo de Nissan GT-R DE 3000 cv salta a meio da corrida
(Vídeo) Nissan Leaf: primeiro elétrico a passar as 400.000 vendas

Partilhar