Um estudo científico, citado pelo site Auto Aftermarket News, revelou que são necessárias 60 semanas (tempo médio) para que as pessoas, de forma geral, se tornem 'boas condutoras', isto depois de passarem no exame de condução.
A investigação, que foi realizada pela Young Driver, conseguiu apurar que, em média, as pessoas acreditam que demora mais de um ano até se atingir "a confiança e as habilidades" necessárias para guiar um automóvel.
Segundo o mesmo estudo, são os condutores recém-encartados que estatisticamente estão "mais propensos a sofrer acidentes ao volante", com um em cada cinco envolvidos numa colisão nos primeiros seis meses, após a aprovação no exame de condução.
Ainda o mesmo inquérito indica que um em cada quatro dos 1000 condutores admite ser um "condutor extremamente nervoso após passar no exame", enquanto que um em cada dez afirma "estar demasiado confiante ao volante".
Por fim, a investigação alerta que estes últimos fatores, os nervos e a confiança, podem causar situações de condução perigosas.
