As contas finais à Operação de segurança rodoviária realizada no Natal pela GNR contabilizam menos mortos e feridos graves em comparação a 2015, mas existe um aumento dos acidentes e feridos ligeiros.
A GNR revelou os dados finais da Operação Natal Tranquilo, em que o patrulhamento nas estradas nacionais foi reforçado para garantir mais segurança aos que se deslocaram das suas casas para outros locais durante esta quadra festiva. Ao todo foram registados 750 acidentes, um aumento de 126 ocorrências em relação a 2015, mas com uma diminuição das consequências destes sinistros, já que o total de mortos desceu, de sete pessoas para apenas uma, e os feridos graves caíram foram apenas oito, menos doze do que no ano transacto. O número de feridos ligeiros regista uma tendência inversa, com um acréscimo de 196 para 240 cidadãos que se enquadram nesta estatística.
Foram também revelados os números sobre as principais infrações registadas pela GNR durante a Operação Natal, onde ainda se verificou a existência de 2816 condutores em excesso de velocidade. As forças de segurança também detetaram 171 condutores a fazer utilização indevida do telemóvel ao volante, 161 que não tinham colocado ou utilizaram de forma errada o cinto de segurança e também 143 automobilistas que estavam ao volante sob a influência de bebidas alcoólicas, dos quais 91 acabaram detidos por acusar uma taxa superior a 1,2g/L.