Publicidade

Motor centenário salvo por impressora 3D

Texto: Ricardo Machado
Data: 28 de Março, 2017

 

Desde que surgiram no mercado, em meados dos anos 90 do século passado, embora o seu uso só se tenha generalizado na última meia dúzia de anos, as impressoras 3D têm conhecido as mais variadas utilizações. Do mero entretenimento a aplicações mais sérias, como a construção de casas ou próteses médicas, não faltam exemplos da versatilidade daqueles “aparelhos de escritório”. Também já se imprimiram carros em tamanho real, mas o resultado não foi tão espetacular como o desta intervenção australiana.

 

Construído em 1914, o motor de quatro cilindros e 4.5 litros deste Delage Type S trabalhou sem problemas durante um século, até uma falha no bloco permitir o convívio da água com o óleo. Construído em França e atualmente a morar na Austrália, o desportivo de luxo, para a época, passou os últimos três anos numa oficina, nos arredores de Melbourne, à espera de uma solução para um problema complicado. Há muito que se perderam os planos do bloco. Como também não há peças suplentes ou outros blocos aos quais recorrer, não havia como reconstruir o motor.

 

Uma situação lamentável, tendo em conta que se trata do único Delage Type S de que há registo. Depois de muitas pesquisas, uma equipa de especialistas empenhada em encontrar uma solução para o problema, virou-se para a única forma viável, a virtual. Recorrendo a tecnologia de scan e desenho tridimensional a equipa recriou a cabeça do motor, para a qual imprimiu um molde de areia. Depois bastou levar o conjunto a uma fundição e o Delage Type S regressava à estrada com um coração novo.