Publicidade

Veja as nomeações para ‘Momento do Ano no Desporto’ do Laureus

Texto: Miguel Policarpo
Data: 8 de Janeiro, 2018

Terminado o ano de 2017, a lista dos candidatos ao ‘Momento do Ano no Desporto’ para os prémios Laureus reduziu-se para cinco, de um total de 30 nomeações. Veja as nomeações finais.

Pode até participar na eleição do ‘Momento do Ano no Desporto’, uma atribuição dos prémios Laureus. Numa iniciativa apoiada pela Mercedes, o vencedor será revelado no dia 27 de fevereiro e as votações terminam um dia antes, no dia 26.

Entre as nomeações finais está Thomas Danel, o menino de 6 anos fã da Ferrari que ficou desolado quando Kimi Raikkonen se viu obrigado a desistir do Grand Prix em Barcelona, no dia 14 de maio do ano passado. Raikkonen colidiu com Max Verstappen na primeira curva, um choque que ditou o afastamento precoce dos dois pilotos.

Tal foi o transtorno do pequeno Danel que o menino foi levado até ao paddock, onde teve oportunidade de conhecer o seu ídolo e de ver a restante corrida na garagem da Ferrari. Das lágrimas aos sorrisos, uma experiência que certamente nunca vai esquecer.

Relacionado com a Fórmula 1, outra nomeação é a história de Billy Monger, o jovem de 18 anos que perdeu parte dos membros inferiores num acidente de Fórmula 4. Monger passou um dia em Silverstone, onde conheceu Lewis Hamilton. O piloto  britânico ficou sensibilizado com a tragédia.

Do mundo do Futebol surgem outras duas nomeações. Recordando a tragédia de 28 de novembro de 2016, quando o avião que transportava praticamente toda a equipa de futebol do clube brasileiro Chapecoense se despenhou, já perto do Aeroporto Internacional José María Córdova, onde iria aterrar. Do acidente faleceram 71 pessoas, sobrevivendo seis, entre elas Alan Ruschel. No dia 7 de agosto de 2017, o regresso aos relvados de um dos jogadores que sobreviveu à tragédia – Alen Ruschel, de 27 anos – foi um dos momentos mais comoventes do desporto internacional.

O outro momento relacionado com o futebol foi o desaparecimento de Bradley Lowery, o menino de seis anos fã do clube de futebol inglês Sunderland. A criança sofria de um neuroblastoma e acabou por não resistir. A relação que teve com o jogador Jermaine Defoe preencheu os ecrãs da televisão internacional e tocou o coração mesmo daqueles que não nutrem um especial interesse por futebol.

Do futebol americano, mais precisamente do clube The Hawkeyes, de Iowa, um gesto bastou para animar as crianças que assistiam ao jogo a partir de um hospital localizado perto do estádio. O momento deixou as 70,000 pessoas presentes emocionadas.

São momentos que marcam mais do que o desporto, facilmente comovendo quem assiste aos vídeos. A escolha, essa é difícil. Se desse para votar nos cinco…