Mobieco

Publicidade

MOBI.E lança concurso para dez hubs de carregamento

Texto: Carlos Moura
Data: 11 de Outubro, 2020

Carregar 18 veículos elétricos em simultâneo num hub de carregamento vai ser possível em Portugal, na sequência de concurso público lançado pela MOBI.E. A entrada em funcionamento está prevista para o final do primeiro semestre de 2021.

Com o objetivo de reforçar a infraestrutura de carregamento de veículos elétricos, a MOBI.E lançou um concurso público para a seleção de até quatro empresas que irão instalar dez hubs de carregamento.

Cada hub permitirá o carregamento simultâneo de 18 veículos, contando, para o efeito, com um posto de carregamento ultrarrápido (150 kW), três postos de carregamento rápido (50 kW) e ainda cinco postos de carregamento normal (22 kW).

Resultante de uma parceria que irá abranger municípios de norte a sul do país, o investimento público previsto nos dez hubs de carregamento é de 1,75 milhões de euros, sendo financiado pelo Fundo Ambiental.

Carregamento elétricos

No âmbito da parceria, os municípios terão de selecionar, disponibilizar e licenciar o espaço de instalação, enquanto a MOBI.E ficará encarregue da instalação dos equipamentos de carregamento e as respetivas ligações à rede elétrica.

LEIA TAMBÉM
Vila Nova de Gaia recebe primeira estação de carregamento multimarca

Os candidatos podem apresentar as propostas até ao dia 6 de novembro e estas terão de ser submetidas na plataforma eletrónica ACinGOV. As empresas selecionadas serão, posteriormente, convidadas a apresentar propostas para a instalação de cada um dos dez hubs de carregamento de veículos elétricos.

Se o processo do concurso público decorrer normalmente está previsto que o início do funcionamento dos hubs de carregamento ocorra até ao final do primeiro semestre de 2021. Durante o processo de instalação será lançado um procedimento de contratação pública para a concessão da operação dos hubs.