Mitsubishi Space Star Intense Cross

Mitsubishi Space Star Intense Cross. Nascido para a cidade

A Mitsubishi lançou a série especial Cross do citadino Space Star que se distingue exteriormente por visual inspirado nos crossovers, enquanto o habitáculo conta com bancos dianteiros com detalhes em pele e logotipo "Cross".

Pouco mais de um ano após o lançamento em Portugal da mais recente atualização / renovação do citadino Space Star, a Mitsubishi introduz uma nova série especial, denominada Cross, com uma imagem exterior inspirada nos crossover e um interior que oferece bancos dianteiros com detalhes em pele e a inserção "Cross"

Em termos estéticos, o Space Star Cross partilha a mais recente linguagem de design da Mitsubishi, que inclui a grelha frontal Dynamic Shield e os novos grupos óticos. O pára-choques possui refletores redesenhados, enquanto as óticas traseiras em LED possuem uma forma luminosa em "L".

A série especial "Cross" distingue-se por apresentar capas dos espelhos retrovisores exteriores em preto, abas das rodas e pára-choques traseiro em cinzento texturado, portão da bagageira em preto. As jantes de liga leve de 15" também são de série.

INTERIOR

Não obstante um comprimento exterior de 3,84 metros, o Space Star oferece um espaço interior capaz de transportar quatro, ou, em situações mais excepcionais, até mesmo cinco passageiros. A habitabilidade é generosa à frente e suficiente atrás.

Mais acanhada é a bagageira que oferece um volume de apenas 235 litros. No entanto, se for necessário um maior espaço para o transporte de bagagens existe a possibilidade de rebater os bancos traseiros, numa proporção 60:40, com a perda naturalmente de lugares atrás. Referência ainda para a prática prateleira com divisórias para arrumação de pequenos objetos que se encontra escondida por uma tampa no fundo da bagageira.

LEIA TAMBÉM Novo Mitsubishi Space Star: argumentos reforçados

O painel de bordo é simples e funcional, sem grandes luxos ou requintes. Os materiais utilizados são em plástico rijo, com exceção das aplicações preto piano na consola central e nas saídas de ventilação.

O painel de instrumentos recebeu mostradores amplos, com centro em carbono e grafismo mais visível, graças ao contraste ajustável para permitir uma leitura fácil e rápida.

A consola central conta com um leitor de CD com terminal AUX e o comando do ar condicionado automático. Espaços para arrumação não abundam no habitáculo, mas mesmo assim o Space Star Cross ainda oferece um porta-luvas e tabuleiro, bolsas nas portas dianteiras com suporte para copos.

MECÂNICA

O citadino da Mitsubishi está disponível exclusivamente com um motor a gasolina de três cilindros e 1,2 litros. Este propulsor desenvolve uma potência máxima de 80 cv às 6000 rpm e um binário máximo de 106 Nm às 4000 rpm. A transmissão da potência às rodas dianteiras é assegurada por uma caixa manual de cinco velocidades, precisa e bem escalonada.

Para otimizar o consumo de combustível e as emissões de dióxido de carbono, o motor está associado ao sistema Auto Stop & Go, que desliga automaticamente o propulsor quando o veículo está parado. O motor volta a ligar quando o condutor carrega no pedal da embraiagem.

O Space Star Cross oferece uma excelente manobrabilidade para superar os constrangimentos típicos do ambiente urbano, graças a um raio de viragem das rodas de apenas 4,6 metros, facilitando a condução, especialmente quando o espaço é apertado.

TECNOLOGIA

Proposto a partir de 12.850 euros, o Space Star Cross será uma solução interessante para quem procura um veículo simples e prático, com conteúdos tecnológicos limitados ao essencial. É o caso do sistema de arranque sem chave, que permite trancar ou destrancar todas as portas, carregando no botão exterior da porta do condutor ou da bagageira, ou carregar no botão de arranque para ligar o motor.

Para apoiar a condução, o Space Star Cross oferece o auxiliar de arranque em subidas, o controlo ativo de estabilidade ou a combinação dos sistemas ABS (anti-bloqueio das rodas) e EBD (distribuição eletrónica da força de travagem).

A dotação desta série especial compreende ainda o regulador da velocidade de cruzeiro, cujos comandos estão localizados no volante multifunções, o ar condicionado automático, os sensores de chuva e luminosidade ou monitorização da pressão dos pneus.

AO VOLANTE

O condutor beneficia de uma posição alta ao volante que procura privilegiar não só o acesso aos comandos, mas também a visibilidade. O banco em tecido com aplicações em pele na parte superior revelou-se confortável, mas sem muito apoio. O volante, por sua vez, tem uma pega agradável, apesar de ser ajustável apenas em altura. A direção elétrica é corretamente assistida.

O pequeno motor tricilíndrico, acoplado a uma caixa manual de cinco relações, garante respostas agradáveis, permitindo acelerar dos 0 aos 100 km/h em 12,6 segundos e alcançar uma velocidade de 180 km/h. Para auxiliar o condutor a otimizar o consumo, está disponível o indicador de mudança, que aconselha a engrenar a relação de caixa mais indicada em função da rotação.

Em termos de consumo de combustível é possível obter valores abaixo de 5,0 l/100 km, o que não deixa de ser interessante em termos de custos de utilização. Referência ainda para a deficiente insonorização, que poderia filtrar melhor o ruído oriundo do compartimento do motor.

O peso em vazio de apenas 875 kg proporciona uma boa agilidade em ambiente urbano. A suspensão independente à frente e de barra de torção atrás contribui para um desempenho estável e previsível, garantindo ainda a melhor filtragem dos pisos mais degradados.

VEREDICTO

Disponível a partir de 12.850 euros, o Space Star Cross é um dos citadinos mais baratos que ainda se encontram em comercialização. As suas dimensões compactas permitem movimentar-se com agilidade em ambiente urbano, beneficiando ainda de uma excelente manobrabilidade, sobretudo na hora de estacionar nos locais mais apertados e de um motor competente q.b. A bagageira tem uma capacidade limitada, mas esse constrangimento pode ser ultrapassado com o rebatimento dos bancos traseiros.

 

Gostámos Gostámos

Imagem exterior

Com a bateria totalmente carregada é possível percorrer quase 60 quilómetros em modo elétrico e obter um consumo de combustível de 2,7 l/100 km. Em viagens longas e com a bateria sem carga é possível obter valores médios de 5,7 l/100 km.

Divisórias bagageira

A bagageira tem um fundo falso que esconde uma útil e prática prateleira de arrumação com algumas divisórias, permitindo transportar objetos mais pequenos de forma mais ordenada e longe de olhares alheios.

Arranque sem chave

Apesar de não ser dos modelos mais equipados a nível tecnológico, o pequeno Space Star dispõe de um sistema de arranque sem chave e de abertura / fecho das portas, solução ainda não muito habitual no segmento A.

Não Gostámos Não Gostámos

Computador de bordo

O Space Star Cross dispõe de um computador de bordo que permite o acesso a um conjunto de informações como o consumo, a distância percorrida, entre outros. Para aceder é necessário carregar num botão localizado no painel de instrumentos.

Alguns materiais

Por uma questão de custos foram utilizados plásticos rijos num interior que não oferece um grande luxo ou requinte. Como exceção podem ser encontradas aplicações preto piano na consola central e nas saídas da ventilação.

Capacidade bagageira

A bagageira oferece uma capacidade limitada de apenas 235 litros com todos os bancos na posição normal. Se for necessário transportar objetos de maiores dimensões é possível rebater os assentos traseiros numa configuração 60:40.

Mitsubishi Space Star Intense Cross Preço 12.850 Motor Gasolina, 1193 cc Potência combinada 80 cv às 6000 rpm Binário 106 Nm às 4000 rpm Transmissão Manual, 5 vel. Peso 875 kg Comp./Larg./Alt. 3,85/1,67/1,51 m Dist. entre eixos 2,45 m Mala 235 l Desempenho 12,6 0-100 km/h; 180 km/h Vel. Máx. Consumo 4,7 (4,9) l/100 km Emissões CO2 121 g/Km

Equipamento Série: Jantes de liga leve de 15", faróis de nevoeiro, luzes traseiras combinadas LED, capas dos espelhos retrovisores exteriores em preto, abas das rodas pintadas em cinzento texturado, portão da bagageira em preto, pára-choques traseiro com detalhes em cinzento texturado, bancos dianteiros com aplicações em pele com logo "Cross", aplicações preto piano na consola central e saídas de ventilação, função mãos livres com Bluetooth, porta USB e volante multifunções, ar condicionado automático, sensor de chuva com limpa-vidros automático, sensor de luz