Publicidade

Mitsubishi desvenda Emirai 4, um protótipo para Tóquio

Texto: Miguel Policarpo
Data: 18 de Outubro, 2017

A Mitsubishi, mais precisamente o departamento de elétricos da marca, revelou alguns detalhes sobre o concept elétrico autónomo que irá apresentar no Salão de Tóquio, que abre portas ao público no dia 27 deste mês. Um oráculo do futuro em Tóquio.

A próxima semana conta com diversas apostas de elétricos da diferentes marcas. A Toyota, inclusivamente, apresentará uma gama de elétricos semi-autónomos – a I-Concept. A Mitsubishi não se fica atrás e vai mostrar o seu protótipo elétrico autónomo, o Emirai 4. Para alimentar as expetativas, o fabricante de Tóquio já revelou alguns detalhes sobre o automóvel.

Possibilitando a seleção da formas de condução – autónoma ou normal – o Emirai 4 tem um head-up display que proporciona uma realidade aumentada e dispõe de um localizador de alta precisão e de um mapeamento em 3D. Em condições de fraca visibilidade, como chuva ou iluminação fraca – estas soluções tecnológicas permitem transmitir ao condutor informação como marcas rodoviárias no local.

Leia também: Honda revelará desportivo elétrico em Tóquio

O Emirai 4 vem equipado inclusivamente com uma camera interior que monitoriza, por exemplo, a posição do condutor e do passageiro, para que, em caso de condução inadequada, o próprio automóvel alerte o condutor. Este sistema contempla também a adaptação do habitáculo para tornar as viagens dos ocupantes mais confortáveis, controlando para esse fim também o áudio e o ar-condicionado.

Sublinha-se o display da central multimédia que incorpora um botão deslizante – a Mitsubishi concebeu o manípulo de forma a ser fácil de utilizar sem distrair o condutor – e o sistema de iluminação inteligente, que, entre outras funções, detecta quando alguém vai abrir a porta e projeta uma imagem para a estrada, a partir da traseira da viatura,  de modo a alertar outros condutores, peões ou ciclistas, a fim de evitar colisões.

A Mitsubishi junta o Emirai 4 a outras novidades para o Salão de Tóquio, em particular o Mitsubishi e-Volution.