Existe quem defenda que o aumento dos limites de velocidade teria um efeito benéfico, ao reduzir a quantidade de acidentes. No entanto, dados obtidos em diversos países confirmam que este é um mito falso e, além disso, os radares são uma boa forma de "acalmar os animos dos aceleras". É uma velha discussão que tem alimentado discussões entre investigadores, alguns esgrimindo argumentos a favor do aumento da velocidade nas estradas para reduzir acidentes e outros refutando esta hipótese. A grande dúvida que tem servido de combustível ao debate reside na possibilidade da maior liberdade para acelerar poder baixar o número de colisões, em oposição ao facto das maiores consequências que são sofridas quando os impactos são a velocidades mais elevadas. [https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/05/Suecia.png,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/05/Suecia-1.png,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/05/Kesem_Interchange_Road_No._5_Israel.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/05/Camara-transito.jpeg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/05/ITalia-autoestrada.gif,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/05/Camara-Transito-ilustraçao.gif] Nada como recorrer aos números para chegar a uma conclusão. E foi isso mesmo que fez o International Transport Forum, organismo integrado na OCDE e onde Portugal está inserido. Para tal foram comparados os resultados obtidos em onze países com aumentos ou descidas da velocidade em estradas nacionais e autoestradas (Austrália, Áustria, Dinamarca, França, Grécia, Hungria, Israel, Holanda, Noruega, Espanha e Estados Unidos). O resultado é que fica desfeito um mito que alimentou discussões, chegando-se à conclusão que o aumento de velocidade não ajuda segurança. Descubra as estatísticas. Fonte: Estudo ITF 'Speed and Crash Risk'