Publicidade

Ministério da Saúde adjudica 719 veículos elétricos à Stellantis

Texto: Carlos Moura
Data: 4 de Julho, 2024

A Stellantis ganhou um mega-concurso lançado pelos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde para o fornecimento de 719 veículos elétricos Citroën ë-Berlingo e Peugeot E-Rifter. O valor do contrato é de 21 milhões de euros e inclui o fornecimento de 600 wallboxes com potência de 11 kW.

Os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde adjudicaram 719 veículos elétricos à Stellantis que se destinam a equipar unidades do Serviço Nacional de Saúde em todo o país, do Minho ao Algarve.

No âmbito do mega-concurso público lançado no ano passado pelos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, a Stellantis vai entregar 419 unidades do Citroën ë-Berlingo e 300 do Peugeot E-Rifter, ao que se juntam 600 estações de carregamento – wallbox de 11 com potência de 11 kW – às cinco Administrações Regionais de Saúde (ARS) e a sete Unidades Locais de Saúde (ULS). 

O valor do contrato ascende a 21 milhões de euros, sendo a aquisição apoiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência da União Europeia.

“Sinto-me particularmente satisfeito por a escolha do Ministério de Saúde do nosso país para mudar a frota do SNS para veículos ecológicos e sem emissões locais ter recaído em dois dos nossos modelos, já considerados  pelos clientes profissionais como os melhores da sua classe”,” comentou Carlos Tavares, CEO da Stellantis. 

Extensão de garantia 

 “Como podem ver, a Stellantis está profundamente comprometida com Portugal, na produção industrial, na criação de empregos, na geração de valor e disponibilizando um excelente portefólio de veículos”, afirma Carlos Tavares.

“Não será demasiado arrojado afirmar que, ao fornecer veículos ambientalmente sustentáveis para utilização por parte de Unidades de Cuidados Continuados de Saúde de todo o país, a Stellantis está também a olhar pela saúde de todas as gerações em Portugal,” sublinha.

As novas viaturas elétricas da Citroën e da Peugeot vão ser utilizadas por unidades de Cuidados Continuados de Apoio Domiciliário do Serviço Nacional de Saúde. Todas usufruem de uma extensão de garantia de cinco anos ou 150 mil quilómetros.

LEIA TAMBÉM
BYD Portugal entrega 53 viaturas Atto 3 ao Ministério da Saúde

Mais de 600 viaturas foram transformadas especificamente para as entidades a que se destinam, designadamente com a instalação de um ecoponto na bagageira, com estrutura fixa de contentores de plástico deslizantes.