MG decide entrar no mercado de autocarros elétricos

O veículo de maiores dimensões da MG passa a ser o autocarro urbano elétrico iEV12, com os seus 12 metros de comprimento, que foi apresentado ao público europeu no Salão Busworld, em Bruxelas.

Marca centenária britânica detida atualmente pelos chineses da SAIC Motor, a MG decidiu complementar sua oferta de ligeiros de passageiros com uma gama de autocarros elétricos, que fez a sua primeira aparição pública na Europa, no Salão Busworld, em Bruxelas.

A MG Commercial consiste numa linha de produtos dedicada ao segmento de autocarros de média e grande dimensão, enquadrada na visão global da marca de desenvolver soluções de mobilidade sustentável e inteligente. Naquele certame foram apresentados dois produtos: o iEV12, o seu primeiro autocarro urbano elétrico, e o B12E, o primeiro chassis para autocarros elétricos.

A presença da MG Commercial esteve subordinada ao tema “Descubra Mais”, em que se assumiu como uma marca dedicada para autocarros de dimensões médias e grandes, apostando em veículos comerciais premium movidos a novas energias.

Responder à procura

Quer o primeiro autocarro urbano elétrico da MG Commercial, o iEV12, quer o seu primeiro chassis de autocarro urbano elétrico foram desenvolvidos especificamente para o setor premium de transportes públicos e vão utilizar uma plataforma de propulsão elétrica de última geração da MG, que incorpora sistemas de baterias modulares, arquitectura inteligente e gestão integrada da conetividade.

Aquelas inovações visam responder diretamente à procura crescente, quer na Europa, quer no resto do mundo de um transporte público sustentável e eficiente.

Com luzes LED totalmente automáticas, o MG iEV12 foi construído a partir do chassis de autocarro de piso baixo B12E da MG e possui bateria de tração LFP com tecnologia “Cell-to-Pack, assim como a recém-desenvolvida arquitetura elétrica MG BEA1.

O autocarro vem equipado com vários sistemas de assistência à condução MG Cityguard, incluindo o alerta de colisão frontal, assistente de saída da faixa de rodagem, alerta de ângulo morto, assistência em márcha-atrás e câmaras panorâmicas com visão de 360º.

O carregamento elétrico do veículo está a cargo de duas portas CCS2 localizadas por cima das rodas dianteiras.

Portugal em análise

Relativamente ao mercado nacional, fonte da MG Motor Portugal esclarece neste momento ainda não há um plano definido porque neste momento o foco inicial está nos mercados europeus, incluindo o Reino Unido. A MG está a avaliar as oportunidades e as condições do mercado nacional, pelo que a possibilidade de introduzir a gama MG Commercial em Portugal permanece em aberto.