Numa altura em que são vários os fabricantes a tentar ganhar a corrida, a chinesa MG Motors acaba de ouvir o anúncio de que será a primeira a comercializar um automóvel equipado com baterias de estado sólido. A garantia é da casa-mãe, o grupo chinês SAIC, que promete para dentro de 12 meses a sua chegada.
O anúncio da estreia desta nova tecnologia, em que vários outros fabricantes, da Toyota à Volkswagen, têm vindo a trabalhar afincadamente, foi feita em pleno Salão Automóvel de Chengdu, na China, pelo vice-presidente executivo de operações para os veículos de passageiros do Shanghai Automotive Industry Corporation (SAIC), Yu Jingmin. Acrescentando, segundo também noticia a Autocar, que, a primeira bateria de estado sólido, será estreada num modelo MG, seguindo-se, a partir daí, a sua disseminação pelas restantes marcas automóveis do grupo chinês.
Embora recusando-se a revelar qual o modelo MG que assumirá a responsabilidade, Yu, que anteriormente desempenhou as funções de responsável de vendas e marketing da joint-venture SAIC-Volkswagen, afirmou que o lançamento da primeira bateria de estado sólido está previsto para o segundo trimestre de 2025. Já a comercialização, deverá arrancar no final do próximo ano.
Recorde-se que, com este anúncio, o grupo automóvel chinês, dono da MG, antecipa, também, em mais de 12 meses, o calendário anteriormente divulgado para a introdução das baterias de estado sólido, em modelos de grande volume.
IM Motors anuncia ‘Lighyear’ com mais de 1000 km!
No entanto e ainda antes deste anúncio, a marca-irmã da MG, IM Motor, já havia apresentado a sua nova berlina elétrica L6, com a promessa de que esta chegará ao mercado com baterias de estado sólido de primeira geração, desenvolvidas em conjunto pela SAIC e pelo especialista chinês de baterias Jiangsu Qingtao.
Esta bateria, a que foi dado o nome de ‘Lightyear’, anuncia mais do dobro da densidade de energia (368 W por quilograma), quando comparada com a solução de fosfato de ferro e lítio (LFP) em comercialização. Anunciando, na solução com uma capacidade anunciada de 133 kWh, uma autonomia oficial de 1083 km, segundo o Ciclo de Testes de Veículos Ligeiros (CLTC) da China.
De resto, a IM também garantiu que esta nova bateria será capaz de recuperar energia suficiente para fazer mais 400 km, com apenas 12 minutos de ligação à corrente, num carregador DC de elevada potência.
Quanto à bateria de MG e embora ainda não tenham sido revelados quaisquer detalhes oficiais sobre a mesma, rumores referem que poderá ter a mesma proporção de 5% de massa líquida, utilizada na bateria da IM Motor, além de operar numa arquitectura elétrica de 800V.
MG S5 na Europa em 2025
Na sua intervenção em pleno Salão Automóvel de Chengdu, Yu Jingmin confirmou, ainda, que o novo SUV elétrico da MG, de nome S5, e que foi entretanto revelado pelo Ministério da Industria e Tecnologia da Informação da China, em julho último, será lançado na China em novembro. Seguindo-se a exportação, mas que só deverá começar em 2025.
Com pouco mais de 4,47 metros de comprimento, este novo SUV vai estar à venda, na Europa, já no próximo ano, com uma configuração de motor único ou duplo, em combinação com uma bateria LFP.