Mobieco

Publicidade

MG 4 “esticado” para substituir carrinha MG 5 EV

Texto: Carlos Moura
Data: 28 de Fevereiro, 2024

A versão carrinha do MG 4 vai chegar este ano para substituir o MG 5 EV, tendo a carroçaria do “hatchback” sido esticada para aumentar a habitabilidade traseira e a capacidade da bagageira  

A MG 5 SW EV foi uma das primeiras carrinhas elétricas comercializadas no mercado europeu, mas tudo indica que deverá ser substituída por uma versão “com mala” do hatchback MG 4.

O MG 5 surgiu na Europa em 2020 e tem por base o Roewe i5 chinês, lançado em 2017, pelo que é natural que já esteja na idade da “reforma”.

MG 5 EV vai ser substituído por uma nova versão do MG 4

A marca chinesa confirmou anteriormente que a nova arquitetura elétrica Modular Scalable, estreada no MG 4, será utilizada em toda a gama, à medida que se for substituindo a primeira geração de veículos elétricos.

Tração passa a traseira

A mudança para a nova plataforma vai significar uma mudança no sistema de tração dianteiro para traseiro. O atual MG 5 acelera dos 0 aos 100 km/h em 8,0 segundos, tem uma autonomia de 344 quilómetros e pode carregar a uma potência de até 50 kW. O MG 4 com um só motor, por seu lado, pode acelerar dos 0 aos 100 km/h em 6,1 segundos e tem um alcance de até 520 quilómetros e pode carregar até 150 kW. 

LEIA TAMBÉM
Com uma oferta eletrificada. MG Motor alarga rede a todo o Portugal Continental

Todavia, ao contrário do MG 5, está disponível numa versão mais “desportiva” com dois motores elétricos que desenvolvem uma potência combinada de 434 cv. 

Em declarações ao Autocar, o diretor do centro de design avançado da Europa, Carl Gotham, sugeriu que a nova geração do MG 5 e dos SUV ZS e HS será mais ousada e tecnologicamente mais avançada do que a anterior, mas sem entrar num território mais premium.