Mercedes Vision Simplex Concept – retro, minimalista, radical

Texto: Filipe Bragança
Data: 16 Setembro, 2019

O concept retro da Mercedes presta homenagem ao primeiro carro de seu nome.

 Em 1902, o modelo Simplex foi o primeiro carro da Daimler a carregar o nome ‘Mercedes’, que viria a ser reconhecido internacionalmente como um dos maiores da história, da indústria automóvel. ‘Simplex’ foi o nome de baptismo de um veículo que prezava pela simplicidade mecânica e uma fácil utilização. Com um motor de 45 cv montado na frente e transmissão às rodas traseiras, o ‘Simplex’ era um veículo à frente do seu tempo.

previous arrow
next arrow
previous arrownext arrow
Slider

Foi a pensar nesta irreverência, que a Mercedes desenvolveu o Mercedes Vision Simplex Concept. Desta vez, é a electricidade que dá vida ao automóvel futurista que, ainda assim, foi buscar a sua inspiração ao modelo homónimo de 1902.

O concept comemora as vitórias do carro centenário, na corrida que liga La Turbie a Nice. Esta celebração ganha ainda mais significado, pois o novo departamento de design da Mercedes acaba de se mudar para a Côte d’Azur. 

O Mercedes Vision Simplex Concept é um cocktail de elementos futuristas, pautados pelas tendências de há 100 anos atrás. Exemplos disso são as fitas de couro que mantêm o capot fechado, ou a grelha em cobre, mas que em vez do radiador, ostenta um painel digital. Uma homenagem ao primeiro Mercedes e a celebração da nova linguagem de design da marca de Estugarda,