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Mercedes testa novos GLE e GLS

Texto: Nuno Fatela
Data: 12 de Dezembro, 2017

A redução de peso será um fator central para as novas gerações dos dois modelos, cuja chegada ao mercado poderá ocorrer já em 2018. Descubra as informações já conhecidas sobre o futuro dos SUVS de topo da Mercedes.

Foram caçados em testes os novos Mercedes GLE e GLS, cujos nomes indicam que são os SUVS das gamas Classe E e Classe S. Ambos estão já em fase avançada de desenvolvimento, devendo chegar ao mercado durante o próximo ano, e aos poucos vão sendo conhecidos alguns dados sobre os planos do fabricante germânico. Descubra as informações sobre cada um dos modelos de seguida.

Mercedes GLE

Está numa fase mais avançada de desenvolvimento que o GLS, e por isso os protótipos agora caçados têm menos camuflagem do que no “irmão” e comparativamente a fotos anteriores dos testes ao GLE que foram surgindo online. A principal novidade deverá estar no facto de surgir sem tração integral nas versões de acesso à gama, ao contrário do que ocorre atualmente. Esta é uma opção que permitirá colocar o peso abaixo das duas toneladas, e replica a estratégia utilizada pelos rivais da BMW para o X5.

O design terá superfícies mais vincadas e irá garantir uma melhoria da aerodinâmica do modelo. As nossas fontes apontam que futuramente o CX irá estar situado nos 0.30, uma evolução comparativamente aos atuais 0.32 . A gama de motores será também alvo de várias alterações, ganhando algumas novas opções com ganhos de eficiência que podem chegar aos 20% comparativamente aos propulsores que substituem. Não foram, no entanto, ainda revelados os planos da marca neste campo.

 

Mercedes GLS

As fotos agora captadas mostram como poderá vir a ser a futura versão de sete passageiros do SUV topo de gama da Mercedes (isto colocando o Classe G numa classe à parte, dado o seu caráter singular…). Tendo como rivais diretos o Range Rover e o BMW X7, este ainda em fase de desenvolvimento, a sua designação coloca-o no mesmo patamar de exclusividade, requinte e tecnologias do Classe S. A sua base será a nova plataforma MHA, cujas vantagens mais visíveis vão estar na redução do peso e no aumento da habitabilidade. Por isso, uma das situações que deve distinguir o GLS da generalidade dos modelos com três filas de bancos é precisamente o facto de garantir conforto a passageiros adultos que ocupem os lugares traseiros.

A plataforma está também já pensada para acomodar variantes híbridas, que se juntam a uma gama composta principalmente pelos blocos de seis cilindros em linha que a marca da estrela já utiliza em outros modelos. Mas, para quem deseje maior poder de fogo, vão existir também motores V8. Nos propulsores de oito cilindros o destaque vai, claramente, para as obras-primas de Affalterbach, que vão garantir doses bem elevadas de potência (e diversão) a quem esteja ao volante dos futuros GLS 63 AMG.