Publicidade

Mercedes GLA mais chic

Texto: Ricardo Machado
Data: 21 de Maio, 2017

Renovado com mais equipamento e muita atitude, o Mercedes GLA reforça a posição num segmento cada vez mais disputado.

 

A Mercedes renovou o GLA quatro anos depois do seu lançamento. Como qualquer crossover compacto, não ambiciona a muito mais do que subir passeios mas a Mercedes passou a oferecer de série a suspensão Conforto Off-road que aumenta a altura ao solo em 30 mm. A nova grelha, as proteções inferiores para a carroçaria, barras de tejadilho em alumínio e jantes de 17 polegadas, eis as principais novidades estéticas.

Face ao modelo que agora se despede, o novo GLA é 1400€ mais caro (o preço de entrada é de 36 900€) mas é importante dizer que há um aumento do equipamento com um valor estimado de 4300€ onde se inclui o sistema Dynamic Select (que nos permite escolher os modos de condução), bancos Conforto, volante em pele, arranque sem chave e cruise control. Com este enriquecimento do equipamento de série o cliente fica a “ganhar” em 2900€.

Sem sofrer alterações, a gama mantém o GLA 180 d de 105 CV como base, seguido pelo GLA 200 d de 136 CV (43 250€), ambos com possibilidade de escolher entre a caixa manual de seis velocidades ou a automática 7G-DCT. Os motores mais potentes têm sempre transmissão automática, seja o diesel GLA 220 d de 177 CV com (54 000€) ou sem (48 500€) tração integral ou os blocos a gasolina, ambos 4Matic. O GLA 250 de 211 CV (49 600€) revela uma tendência desportiva que se assume em pleno no GLA 45 de 381 CV (70 600€).

Foi esta variante rebaixada de crossover desportivo que conduzimos na Hungria, num trajeto com demasiada autoestrada e pouco por onde explorar a dinâmica do Mercedes-AMG GLA 45 4Matic.

Destaca-se o pisar firme da suspensão, com amortecedores rijos para segurar o centro de gravidade mais alto do GLA, e a disponibilidade do motor para ganhar rotação nos regimes mais altos. Nada que não conhecêssemos já da versão pré-facelift. Para avaliar os efeitos da maior altura ao solo no comportamento do GLA vamos ter de esperar por um GLA “normal” para ensaiar.