A Mercedes-Benz vai entrar-se no mercado das pick-up com o Classe X. Foram apresentados dois protótipos e a previsão é de que o modelo seja comercializado ainda no final deste ano
Depois de há não muito tempo termos aqui surpreendido muito boa gente com a revelação de duas pick-up da BMW… agora é a sério: a Mercedes vai mesmo produzir a sua pick-up, no âmbito da parceria com a Nissan, pelo que não admira que o ponto de partida seja a bem conhecida Navara.
A Mercedes diz que está a responder às tendências do mercado e anuncia que a comercialização pode começar no final deste ano.
Com o Concept Classe X em duas variantes de design – o Concept Classe X Powerful Adventurer, com características mais próximas de uma pick-up clássica, e o Concept Classe X Stylish Explorer, um modelo premium que se destaca por uma utilização familiar e urbana – o fabricante alemão pretende cativar diferentes tipos de público: os que privilegiam os atributos de uma pick-up tradicional e os que preferem embarcar numa corrente mais inovadora.
Se o Concept Classe X Powerful Adventurer se destaca pela robustez, a resistência e a mobilidade digna de um todo-o-terreno, sem prescindir do conforto que é uma das imagens de marca da Mercedes a Classe X Sylish Explorer demarca-se pela elegância e um contraste entre as cores quentes, que invocam a emoção, e as cores frias, alusivas à técnica e perfeccionismo. Ambos os modelos estarão equipados com as mais recente tecnologias de conectividade, como, por exemplo, o cartão SIM específico da viatura que permitirá ao condutor, através dos serviços Mercedes Me Connect, aceder a todos os dados de utilização. Sabe-se também que a Mercedes dotará o Classe X de um programa próprio de acessórios e diferentes formas de personalização do habitáculo. A nível de segurança, a nova série conta com várias câmaras e sensores de ultrassom e radar.
O Classe X recorrerá a um leque de motores diversificado. A versão mais alta da gama será o motor diesel V6 com tração às quatro rodas, 4MATIC, aprimorado por sistemas de gestão de tração eletrónicos capazes de suplantar qualquer obstáculo em todo o tipo de terrenos.
Os preços ainda não são conhecidos mas a Mercedes enfatizou que o Classe X será “atrativa dentro do segmento”. Recorde-se de que esta gama de modelos será fabricada no âmbito de uma parceria com a aliança Renault-Nissan. A produção, no final de 2017, terá lugar na fábrica da Nissan em Barcelona, Espanha, e na fábrica da Renault, em Córdoba, Argentina, no que respeita ao mercado latino-americano, a partir de 2018.
Veja na fotogaleria as propostas da Mercedes-Benz Vans para a Classe X