Mercedes está a trabalhar num sistema de direção eletrónica

A Mercedes-Benz está a desenvolver um novo sistema de direção eletrónica “steer-by-wire” que elimina a ligação mecânica entre volante e as rodas. Além disso também poderá o aparecimento de novos tipos de volante como o chamado “yoke”, achatado em cima e em baixo.

A Mercedes-Benz está a trabalhar num novo sistema de direção eletrónica (steer by wire), isto é, sem ligação mecânica entre o volante e as rodas, que deverá chegar aos veículos de produção, acompanhada de um volante com design “yoke”.

A marca alemã junta-se assim à Tesla, General Motors, Geely, Toyota e Lexus ao adotar a tecnologia da direção eletrónica, que estabelece a ligação entre o volante e as rodas através de um cabo elétrico.

De acordo com a Mercedes-Benz, a nova direção eletrónica oferece “caraterísticas superiores de condução”, que se traduz numa resposta mais rápida em estrada e numa maior agilidade em ambiente urbano.

Os sistema também foi desenhado para facilitar as manobras de estacionamento porque pode reduzir o esforço necessário e elimina a necessidade do condutor reposicionar as mão no volante enquanto efetua a manobra.

Como vantagem adicional pode ser apontada a possibilidade de adaptação a vários tipos de veículos e arquiteturas, disponibilizando um leque mais alargado de configurações para conforto e condução mais desportiva.

Volante "yoke"

O fabricante alemão sublinha que a direção eletrónica possibilita uma maior flexibilidade no design interior, já que o volante pode ser mais plano, com impacto positivo em termos de sensação de espaço e uma melhor visibilidade do painel de instrumentos. 

Além disso, um volante mais pequeno também contribui para facilitar a entrada e a saída do veículo porque a parte inferior achatada cria mais espaço.

A Mercedes-Benz sublinha que em combinação com futuros sistemas de condução automatizada condicional e altamente automatizada, o condutor poderia ter uma nova posição ainda mais relaxada a longo prazo.

Funcionamento da direção eletrónica

O sistema “steer-by-wire” dispõe de um atuador no volante (unidade de feedback de direção; SFU) que envia o sinal  de direção do condutor para a cremalheira da direção (unidade de cremalheira de direção; SRU), que direciona as rodas.

A SFU também gera a sensação de direção típica da Mercedes-Benz. Como o desacoplamento mecânico do volante e das rodas elimina o torque de direção, o contato pneu-estrada é calculado com base em cada modelo com a ajuda das forças de feedback das rodas direcionadas.    

A Mercedes-Benz refere que o novo sistema de direção eletrónica já cumpriu mais de um milhão de quilómetros em bancos de ensaios, além de um número semelhante em pistas de testes e em condições de trânsito.

Em linha com os seus elevados padrões de segurança, a marca alemã também confia numa arquitetura de sistema redundante, além de sensores de alta precisão e unidades de controle de alto desempenho.

Na prática, isso significa que existem basicamente dois caminhos de sinal e, portanto, o dobro de atuadores necessários, bem como uma fonte de dados e energia redundante a bordo, garantindo sempre a capacidade de direção.

Mesmo no evento mais improvável de uma falha completa, a orientação lateral ainda é possível graças à direção do eixo traseiro e intervenções de travagem específicas por roda via ESP.