Mobieco

Publicidade

Mercedes EQ A Concept – Projeto de compacto elétrico (com vídeo)

Texto: Nuno Fatela
Data: 12 de Setembro, 2017

A primeira abordagem da Mercedes ao campo dos compactos elétricos mostra um modelo de tração integral com formas fluídas e que desvenda uma das possíveis propostas da submarca EQ.

A Mercedes está em destaque no Salão de Frankfurt com o poder híbrido do superdesportivo Project One, mas esta não é a única forma de eletrificação das motorizações que o fabricante alemão revela. Tudo porque o outro grande destaque no seu espaço é o EQ A Concept, a primeira abordagem aos elétricos compactos da marca da estrela. Este protótipo assinala a intenção da Daimler lançar 10 propostas de emissões 0 até 2022, uma estratégia igualmente demonstrada pelo Smart Vision EQ ForTwo. Mas existem igualmente objetivos estéticos, mostrando como poderá ser um modelo elétrico mais pequeno com a evolução da filosofia de design “Sensual Purity”. Por isso encontramos um automóvel de formas fluídas e redução das linhas ao essencial, para um visual contínuo e suave. Um design também impactado pelo campo tecnológico, como a tecnologia luminosa com fibra laser que aparece na envolvência da grelha.

O Mercedes EQ A Concept conta com dois motores elétricos com uma potência combinada de 200kW (268CV), em que a colocação de um propulsor em cada eixo garante tração integral permanente para elevada performance dinâmica. Para poder introduzir este poder elétrico no carro, a Mercedes destaca a importância da plataforma modular que neste caso integra as baterias com 60kWh, garantindo uma autonomia de 400km e permitindo a carga tanto por tomada em modo rápido como através do sistema wireless por indução.

O condutor poderá optar entre os modos de condução Sport e Sport Plus, com alocação de binários distintas entre as rodas dianteiras e traseiras. O design da frente é também impactado pela escolha entre os vários modos de condução, pois na opção Plus passa a surgir no painel preto que substitui a grelha um visual vermelho que imita as formas “Panamera” que se encontram, por exemplo, no AMG GT.