Mercedes CLA SB – A carrinha aerodinâmica tem nova geração (com vídeo)

Texto: Nuno Fatela
Data: 5 Março, 2019

É seguramente uma das mais elegantes e sedutoras carrinhas no mercado, e agora entra numa nova geração. O Salão de Genebra foi o palco escolhido para a apresentação da nova Mercedes CLA Shooting Brake

Depois da estreia no CES da nova geração do CLA Coupé, era aguardada com expetativa a chegada da versão Shooting Brake. Um modelo praticamente sem rivais no mercado premium (com estética similar apenas existe a “generalista” Kia Proceed), a Mercedes CLA SB é provavelmente uma das melhores amigas dos osteopatas. Afinal, a sua elegância é tanta que seguramente há muitos que torcem o pescoço para acompanhar o seu movimento ao passar. Agora apresentada no Salão de Genebra, a nova geração da carrinha CLA deve chegar no final do verão.

Quarta variante para a família Classe A (após o hatchback, o Classe A sedan e o CLA Coupé), o novo Mercedes CLA SB apresenta as formas descendentes da versão coupé mas um pouco menos pronunciadas. Seguindo as linhas estéticas desse modelo, o novo Shooting Brake vem aumentar as suas dimensões exteriores e interiores. Até porque a habitabilidade era considerada um dos seus principais handicaps.

O Mercedes CLA SB apresenta-se agora 48mm mais comprido (4688), 53mm mais largo (1830mm sem espelhos) e 2mm mais baixo (1442mm). Apesar da mala ter crescido apenas de 495l para 505l, a marca refere uma maior facilidade para a sua utilização, já que o acesso foi aumentado. Como referido, os espaços interiores eram considerados uma das áreas onde o CLA Shooting Brake mais podia evoluir, e isso acontece nesta nova geração. A largura cresce 9mm e 22mm nas duas filas de bancos ao nível dos ombros, enquanto a altura aumenta 9mm e 8mm, respetivamente.

Nas tecnologias também o CLA SB se alinha com a restante gama Classe A. Desde logo com a introdução do MBUX, o avançado infotainment da marca, mas igualmente pelo recurso a diversas tecnologias de segurança estreadas com o Classe S. Além disso, como a melhoria da vida a bordo foi aparentemente uma das traves-mestras no desenvolvimento deste modelo, temos ainda o opcional Energizing Comfort Control.

Apenas foi confirmada uma motorização para o Mercedes CLA SB. Trata-se da CLA SB 250, que equipa um motor de dois litros a gasolina com injeção direta e filtro de partículas. Ele anuncia 225cv e 350Nm, que são canalizados através de uma caixa automática 7G-DCT para o eixo dianteiro. Nesta versão os consumos vão ser de 6,2 l/100km.

Nas melhorias mecânicas foram também confirmadas a reprogramação do controlo de estabilidade, bem como a opcional suspensão com amortecimento variável que permite escolher entre os modos Comfort e Sport. Além disso, foi confirmado que no momento de lançamento da Mercedes CLA SB, no final do verão, ele contará com mais motores a gasolina e Diesel, versões de caixa manual ou automática de dupla embraiagem e ainda opção pela tração dianteira ou o sistema 4MOTION. Enquanto não chega o momento de conhecer mais ao detalhe a aerodinâmica carrinha germânica, temos de nos contentar com a possibilidade de apreciar a sua elegância nas fotos e vídeo…

 

Veja também:

As novidades do Salão de Genebra
Mercedes revela em solo helvético:
AMG GT-R Cabrio
GLC atualizado
S65 Final Edition
AMG GLE 53
SLC Final Edition