Mercedes-Benz prepara Mini Classe G 100% elétrico

A Mercedes-Benz confirmou que está a preparar um mini Classe G, a versão compacta do icónico todo-o-terreno. O modelo manterá o estilo clássico e será lançado apenas em versão elétrica.

A Mercedes-Benz vai expandir a sua família de todo-o-terreno com o lançamento do novo "Mini Classe G", uma versão mais pequena do emblemático Classe G.

A confirmação foi feita durante o Salão Automóvel de Munique e os primeiros detalhes já começaram a ser divulgados por responsáveis da Mercedes-Benz.

Plataforma exclusiva

Em declarações à Autocar, Markus Schäfer, o diretor técnico da Mercedes, explicou que este novo modelo, apesar de idêntico ao Classe G, terá uma plataforma totalmente nova, descrita como um “mini chassis de longarinas”.

De acordo com o mesmo, a estrutura foi pensada para garantir robustez e capacidades fora de estrada, ainda que adaptada ao formato compacto, mas sublinhou que praticamente todos os componentes terão de ser exclusivos.

“Com o tempo, apenas observando as capacidades do carro e o que era necessário, cheguei cada vez mais à conclusão de que tudo tinha de ser único, toda a parte superior da carroçaria e tudo o resto”, afirmou Schäfer à mesma publicação.

Visual clássico

Apesar da nova plataforma, o Mini Classe G manterá a identidade do modelo original. Gorden Wagener, o chefe de design da marca alemã, assegurou que o “Mini G” será imediatamente reconhecível, embora com alguns pormenores mais modernos.

De acordo com o mesmo, em declarações à Carscoops: “Vamos fazer um pequeno ajuste: um pouco mais de nitidez, gráficos um pouco mais jovens, mas ainda assim circulares”.

Já Ola Källenius, o CEO da marca alemã, revelou com a primeira imagem de teaser que o mini Classe G contará com farolins traseiros semelhantes aos do “irmão” maior, assim como uma roda suplente montada na traseira.

Além disso, Källenius adiantou também que as primeiras mulas de teste irão começar a circular em breve.

Apenas e só elétrico

A grande diferença deste novo mini Classe G não estará apenas no tamanho, mas sim na motorização.

De acordo com a Autocar, este novo modelo estará disponível apenas como veículo elétrico, ao contrário do irmão “maior”, que continua disponível com motorizações a combustão e opções elétricas.