Mercedes-Benz eEconic. Recolha de resíduos com emissões zero

Para operações de recolha de resíduos sólidos com emissões zero, a Mercedes-Benz Trucks Portugal disponibiliza o camião elétrico Mercedes-Benz eEconic, que permite assegurar a maioria das operações diárias sem necessidade de carregamentos intermédios.

A Mercedes-Benz Trucks Portugal apresentou o camião elétrico de recolha de resíduos sólidos Mercedes-Benz eEconic aos operadores do setor. Na demonstração estiveram presentes duas unidades, ambas equipadas com caixa e elevador para recolha de resíduos urbanos fornecidos e instalados pela Resitul.

Partilhando a mesma base tecnológica com o Mercedes-Benz eActros, o eEconic está equipado com um eixo elétrico integrado e duas unidades motrizes elétricas, com o objetivo de assegurar uma condução suave e eficiente.

O Mercedes-Benz eEconic está equipado com três packs de bateria. Cada um tem uma uma capacidade instalada de 112 kWh, totalizando 336 kWh. Com autonomia adaptada à recolha de resíduos, o camião é capaz de realizar a maior parte dos percursos diários sem necessidade de carregamento intermédio, otimizando assim a sua eficiência operacional.

Caso seja necessário reduzir o tempo de inatividade do veículo é sempre possível recuperar entre 20% a 80% da capacidade da bateria num posto de carregamento em corrente contínua com potência de até 160 kW, demorando a operação cerca de uma hora.

Além disso, o sistema de recuperação de energia, ativado pela travagem regenerativa, permite recarregar as baterias enquanto o camião está em operação, especialmente útil durante as frequentes paragens e arranques característicos das operações de recolha de resíduos.

O eEconic está também equipado com caixas de impacto lateral de segurança, sistema de gestão integrado de baterias individual, interrupção manual e automática do circuito de alta tensão e sistemas de deteção de anomalias e alarme.

Ergonomia e segurança

Um dos pontos fortes do Mercedes-Benz eEconic consiste na ergonomia, designadamente ao nível do acesso à cabina, que é efetuado de forma suave e segura, graças ao design de piso baixo e às portas de fácil abertura.

O condutor beneficia de uma excelente visibilidade com a cabine DirectVision, proporcionada pelo seu pára-brisas panorâmico que facilita a condução em áreas urbanas complexas. O vidro tratado e aquecido Thermocontrol mantém o pára-brisas desembaciado, garantindo uma visão desimpedida em todas as condições climatéricas. 

A suspensão pneumática é outro elemento que proporciona um elevado conforto aos operadores que diariamente percorrem as artérias urbanas, graças à absorção de choque e à função de elevação do veículo em ambos os eixos.

O Mercedes-Benz eEconic recebeu as mais recentes tecnologias de assistência à condução que permitem cumprir o regulamento europeu de segurança GSR2, destacando-se o Sideguard Assist 2, ajudando o condutor a detetar peões e ciclistas ao virar à direita, ou o Active Brake Assist de sexta geração deteta obstáculos e peões na estrada, intervindo automaticamente em situações de emergência para evitar colisões.

Casos práticos

Na ação realizada em Torres Vedras com operadores nacionais do setor da atividade de resíduos e limpeza urbana, a Mercedes-Benz Trucks Portugal aproveitou para dar a conhecer casos reais de operações de teste em clientes. Num deles participou uma unidade eEconic de recolha de resíduos orgânicos, que percorreu diariamente 87 quilómetros, numa jornada de 8h30m, tendo sido monitorizado durante cinco dias.

A equipa de limpeza recolheu 12 toneladas/dia de resíduos e fez duas descargas diárias.  O consumo médio do veículo nos 87 km percorridos diariamente foi de 156 kWh, o que representa menos de 50% da energia disponível. Neste percurso, a regeneração energética em operação, ultrapassou os 30% da energia consumida.

Um segundo caso foi realizado em condições diferentes porque houve necessidade de aquecimento das baterias devido a uma baixa temperatura de 3ºC. Nesta situação, o Mercedes-Benz eEconic registou um consumo de 187 kWh numa média diária de 59 km.

Neste exemplo, o impacto do aquecimento da cabina e das baterias em ambiente atmosférico adverso, representou 46 kWh. Neste cliente, a equipa de recolha de resíduos (neste caso papel) foi acompanhada ao longo de 16 dias. Realizaram uma média de 417 paragens em 8 horas de trabalho (duas descargas por dia). O percurso tem um desnível médio de 500 metros.

Consultadoria e contratos

Além da comercialização e assistência a camiões elétricos, a Mercedes-Benz Trucks disponibiliza igualmente serviços de consultadoria, baseado em quatro eixos: Produto (análises de rotas, formação de condução e apoio ao carroçamento); Exploração energética (infraestruturas de carregamento); Serviços (soluções digitais e contratos de serviço) e Estudos económicos (incentivos, TCO e suporte ao financiamento).

A equipa de consultoria da Mercedes-Benz Trucks também auxilia os clientes na procura de soluções que se adequem à realidade, analisando juntamente com o cliente vários aspetos a ter em consideração, tais como, potência do carregador, comprimento do cabo, número de veículos elétricos a operar e o tempo de carregamento.

Para garantir o máximo de eficiência na operação e reduzidos tempos de imobilização, a Mercedes-Benz Trucks dispõe de contratos de serviço que asseguram custos fixos, sem surpresas, aos gestores de frotas, garantindo a manutenção do veículo com prestações mensais atrativas. Para a preservação do valor do camião são utilizadas, exclusivamente, peças genuínas Mercedes-Benz Trucks. Pacotes de serviços individualizados asseguram a máxima utilização da viatura, minimizando tempos de imobilização.

O contrato de serviço Mercedes-Benz Trucks Complete, com Uptime incluído, oferece períodos de vigência de até seis anos (outras opções contratuais serão analisadas individualmente). Assim, o veículo completo e a cadeia cinemática elétrica estão também cobertos até máximo de 72 meses ou máximo de 360,000 km ou máximo de 1,800 ciclos de carga (o que ocorrer primeiro).

A garantia da bateria entra em vigor quando o estado de saúde (SoH) das baterias de alta tensão desce abaixo dos 80%.

O novo Mercedes-Benz eEconic reflete o compromisso da Mercedes-Benz Trucks com a sustentabilidade, numa altura em que a União Europeia tem como meta a descarbonização total até 2050. A Mercedes-Benz Trucks aponta 2039 como o ano em que atingirá a neutralidade carbónica.