Mercedes-Benz eActros quer bater recorde em márcha-atrás

A Mercedes-Benz Trucks tem o ambicioso objetivo de procurar bater o recorde mundial de condução em márcha-atrás com um camião elétrico a bateria, estabelecendo um novo máximo de 1000 km. Esse feito histórico deverá ser cumprido por um eActros 600.

A Mercedes-Benz Trucks quer entrar para o Livro dos Recordes do Guiness com um novo registo histórico na categoria de condução em márcha-atrás por um camião elétrico de longo curso. A marca alemã vai procurar bater o recorde com o Mercedes-Benz eActros 600 e o objetivo é chegar aos 1000 quilómetros percorridos em márcha-atrás.

A ação visa demonstrar a fiabilidade e comportamento do Mercedes-Benz eActros 600, estando agenda esta tentativa para o dia 4 de de junho no circuito Motorsport Arena Oschersleben, localizado na Saxónia-Anhalt, na Alemanha. O percurso deverá ser efetuado a uma velocidade entre 10 km/h e 20 km/h.

O recorde atual de condução em márcha-atrás por um camião é de 89 km/h e foi estabelecido em 2020 por um camião diesel.

A Mercedes-Benz Trucks vai procurar bater o recorde num circuito fechado, mas depois, independentemente do resultado da tentativa, também irá fazer uma demonstração em márcha-atrás em estradas abertas ao público num percurso de 30 quilómetros.

A linha de chegada será o Daimler Truck Global Parts Center, em Halberstadt, na Alemanha, cuja inauguração oficial está agendada para 10 de julho do corrente ano. A partir de então, este centro será responsável pelas entregas globais de peças para os camiões da marca Mercedes-Benz.

Recuperar o recorde

Aos comandos do Mercedes-Benz eActros 600 estará um Marco Hellgrewe, um oficial das Forças Armadas Alemãs e um entusiasta dos camiões. Ele já foi um detentor deste recorde quando em 2008 percorreu 64 quilómetros em márcha-atrás num camião diesel. Agora vai procurar recuperar o título que lhe pertenceu ao volante do camião elétrico de longo curso da Mercedes-Benz Trucks.

Com as suas 14 curvas apertadas desenhadas para automóveis, o circuito é extremamente exigente, mas oferece a vantagem de se correrem menos riscos imprevisíveis de se ter de parar e interromper o recorde do que numa estrada aberta ao público.

Após um período de descanso, Marco Hellgrewe pretende enfrentar o desafio adicional de conduzir em márcha-atrás em estradas abertas ao público, mas com escolta policial, durante mais 30 quilómetros até Halberstadt. O percurso será igualmente realizado a uma velocidade entre 10 km/h a 20 km/h.