A Mercedes-Benz Trucks realizou um teste de inverno com dois protótipos do Mercedes-Benz eActros 600 com o objetivo de avaliar o desempenho do seu camião elétrico de longo curso em condições climáticas extremas.
O “European Testing Tour Winter 2025” percorreu cerca de 6500 km, tendo saído da Alemanha em direção à Finlândia, atravessando a Dinamarca e a Suécia até ao Círculo Polar Ártico. No regresso a Estugarda e a Wörth, o trajeto foi efetuado através da Estónia, Letónia, Lituânia, Polónia, República Checa e Áustria.
Na sua viagem pelos dez países do Norte da Europa, os camiões elétricos tiveram de enfrentar temperaturas extremas na estrada, entre - 18ºC e 9ºC. A velocidade média diária variou entre os 64 km/h e 77 km/h.
“A aerodinâmica e a resistência ao rolamento têm uma influência considerável no consumo de um camião, independentemente do tipo de condução. A densidade do ar mais elevada sob temperaturas mais baixas no inverno levam ao aumento da resistência ao rolamento e do consumo,” explica Jochen Gottstein, gestor de testes de consumo de energia e autonomia da Daimler Truck.