Mercedes-Benz eActros 600 supera teste do Ártico

A Mercedes-Benz Trucks organizou a digressão “European Testing Tour Winter 2025” que teve como objetivo avaliar as prestações do Mercedes-Benz eActros sob as condições extremas do inverno do Ártico. Os resultados, segundo os responsáveis da marca, foram bastante positivos.

A Mercedes-Benz Trucks realizou um teste de inverno com dois protótipos do Mercedes-Benz eActros 600 com o objetivo de avaliar o desempenho do seu camião elétrico de longo curso em condições climáticas extremas.

O “European Testing Tour Winter 2025” percorreu cerca de 6500 km, tendo saído da Alemanha em direção à Finlândia, atravessando a Dinamarca e a Suécia até ao Círculo Polar Ártico. No regresso a Estugarda e a Wörth, o trajeto foi efetuado através da Estónia, Letónia, Lituânia, Polónia, República Checa e Áustria.

Na sua viagem pelos dez países do Norte da Europa, os camiões elétricos tiveram de enfrentar temperaturas extremas na estrada, entre - 18ºC e 9ºC. A velocidade média diária variou entre os 64 km/h e 77 km/h.

“A aerodinâmica e a resistência ao rolamento têm uma influência considerável no consumo de um camião, independentemente do tipo de condução. A densidade do ar mais elevada sob temperaturas mais baixas no inverno levam ao aumento da resistência ao rolamento e do consumo,” explica Jochen Gottstein, gestor de testes de consumo de energia e autonomia da Daimler Truck.

Pneus de inverno penalizam autonomia

Uma análise mais detalhada de uma representativa secção da rota, que foi cumprida após um arranque com uma temperatura média de - 2ºC e pneus de eficiência energética Classe B numa superfície sem neve, demonstra um aumento no consumo de aproximadamente 25% em comparação com pneus de eficiência energética Classe A.

Cerca de 5% está relacionado com a climatização da cabina nuns agradáveis 21ºC. Menos de um por cento do consumo de energia foi usado para aquecer a bateria. Os outros auxiliares foram responsáveis por menos de um por cento do consumo adicional de energia.

O aumento também se deveu a uma diminuição de quatro por cento na recuperação da travagem regenerativa em comparação com o verão, o que se deveu essencialmente ao incremento da resistência ao rolamento e ao ar. Este último foi o responsável por 15% do aumento do consumo de energia.

Nas secções mais exigentes, cobertas com neve ou parcialmente com gelo, o consumo de energia aumentou quase 50% em comparação com os ensaios realizados no verão com pneus de eficiência energética Classe A. Isto deveu-se sobretudo a uma resistência ao rolamento significativamente maior. Os pneus escandinavos de tração de eficiência energética Classe D concebidos para estas condições climatéricas extremas desempenharam um papel importante. 

Sem concessões de conforto a bordo

Apesar da temperatura agradável a bordo, os responsáveis da Mercedes-Benz Truck reivindicam que a influência na autonomia do Mercedes-Benz eActros 600 é marginal. Os condutores não têm de gelar ou não ligar o aquecimento, mesmo no inverno. Por exemplo, os quatro engenheiros efetuaram quase 3000 quilómetros nos primeiros cinco dias e passaram as noites nas cabinas dos seus camiões.

“Durante o dia regulamos a temperatura para os 21ºC e à noite para os 19ºC, com temperaturas exteriores de entre -7ºC e 4ºC”, explica Werner Kempfle, engenheiro de desenvolvimento do eActros 600. Isso levou a uma diminuição na autonomia entre dois a cinco por cento.

Relativamente ao consumo total, a quota da chamada “pensão” é pouco significativa. Mesmo com o eActros 600 ninguém de se preocupar por não chegar ao destino devido ao aquecimento da cabina.

Infraestrutura de carregamento continua escassa

À semelhança da digressão europeia realizada no verão do ano passado e que passou pelo nosso país, os dois Mercedes-Benz eActros 600 foram carregados exclusivamente em postos públicos no inverno.

“Embora ainda seja um desafio encontrar opções desenhadas especificamente para camiões conseguimos descobrir modernos parques de carregamento na Escandinávia, onde não tivemos de desatrelar os nossos semirreboques, além de que a capacidade de carregamento era suficiente e a infraestrutura é boa para intervalos de condução”, afirma Jochen Gottstein.

“No entanto, temos de admitir que se trata mais da exceção do que da regra, já que a infraestrutura de carregamento ainda necessita de ser mais alargada na maioria dos casos que vimos”, acrescenta.

A equipa de testes da marca alemã utilizou a app Mercedes-Benz Trucks Remote 3.0” para carregar o eActros 600. Trata-se de uma app para smartphone que consiste num interface digital entre o condutor e o camião que pode ser usada para consultar a informação de estado mais importante, como o nível de carga da bateria e o estado do carregamento.

“Especialmente durante os carregamentos, a app revelou-se extremamente útil. Isso significa que os condutores não têm de estar sempre junto ao veículo durante o período de carregamento”, esclarece Werner Kempfle.

“Graças à app, tínhamos sempre os veículos sob controlo. Podíamos acompanhar o estado da carga e reagir imediatamente em caso de interrupção do carregamento”, acrescenta o engenheiro de desenvolvimento do Mercedes-Benz eActros 600.