Mercedes-Benz eActros 600 estabelece recorde em márcha-atrás

O Mercedes-Benz eActros 600 bateu o recorde mundial em márcha-atrás para um conjunto articulado, constituído por trator e semirreboque, tendo percorrido uma distância de 124,7 quilómetros no circuito alemão Motorsport Arena Oschersleben.

A Mercedes-Benz Trucks inscreveu o seu nome no Guiness World Records com o seu camião elétrico de longo curso eActros 600 ao percorrer uma distância de 124,7 quilómetros em márcha-atrás, com semirreboque.

O recorde foi batido no circuito Motorsport Arena Oschersleben, na Alemanha, por Marcus Hellgrewe, um oficial das Forças Armadas Alemãs, que conseguiu superar a marca anterior em cerca de 36 quilómetros, a qual tinha sido estabelecida em 2020 nos Estados Unidos com um camião diesel.

A distância de 124,7 quilómetros em márcha-atrás foi percorrida em 6h22m, a uma velocidade média de 20 km/h e com condições de chuva na última parte do trajeto. Com as suas 14 curvas apertadas desenhadas para automóveis, o circuito é extremamente exigente, mas, mesmo assim, oferecia menos riscos imprevisíveis de ter de parar e interromper a tentativa de bater o recorde do que as estradas abertas ao público.

Um total de 476 curvas

“Estou incrivelmente por ter trazido de volta o recorde para a Alemanha juntamente com a Mercedes-Benz Trucks, especialmente por ser uma estreia mundial com uma linha motriz elétrica”, afirma Marcus Hellgrewe.

“O longo percurso com um total de 476 curvas exigiu um esforço enorme, mas o eActros 600 foi uma grande ajuda, assim como os seus sistemas de assistência”, sublinha Marcus Hellgrewe. “Queria agradecer à Mercedes-Benz Trucks pelo excelente apoio que tornou possível este novo recorde”.

Após de ter batido o recorde do mundo na categoria conjunto articulado em márcha-atrás, Marcus Hellgrewe voltou, horas depois, para o interior da cabina do Mercedes-Benz eActros 600 para um novo desafio: ir de márcha-atrás em estradas públicas até ao novo Centro Global de Peças da Daimler Truck em Halberstadt, numa distância de 30 quilómetros.

“Ao alcançarmos este feito enviamos uma mensagem significativa relativamente ao futuro das linhas motrizes alternativas. Estou convencido que chamamos a atenção para os temas da segurança rodoviária e a imagem do condutor que são tão importantes para mim como examinador de condução de carta de pesados”.

Novo desafio até Halberstadt

O trajeto entre Oschersleben e Halberstadt foi cumprido em cerca de duas horas e contou, naturalmente, com escolta policial, também com muita gente a assistir à passagem do camião elétrico com semirreboque em márcha-atrás.

O Centro Global de Peças, que vai ser inaugurado oficialmente no dia 10 de julho, irá assegurar gradualmente o fornecimento mundial de peças de substituição para veículos da Mercedes-Benz Trucks. A instalações estão localizadas no parque industrial de Halberstadt e ocupam uma área total de 900 000 m2 e coberta de 270 000 m2.

O novo Centro Global de Peças da Daimler Truck irá servir 20 centros logísticos regionais em vários países europeus, naTurquia, Emiratos Árabes Unidos, Brasil ou China. Estes últimos serão os responsáveis pelo fornecimento de peças aos distribuidores regionais.