Mercedes-Benz divulga fotos “espia” do GLC elétrico

A Mercedes-Benz está a trabalhar num GLC elétrico que se destina a substituir o EQC e promete que o futuro modelo será uma referência no segmento em termos de prestações, autonomia, eficiência e velocidade de carregamento. As primeiras fotos “espia” oficiais revelam um dos protótipos em testes junto ao Ártico.

A Mercedes-Benz resolver aguçar a curiosidade dos fãs da marca ao divulgar as “fotos espia” oficiais do futuro GLC elétrico, assim como os primeiros detalhes. Este modelo vem substituir o EQC e a marca alemã tem esperanças que seja um “marco significativo”.

Apesar de não ter sido pródiga relativamente às caraterísticas técnicas, a Mercedes-Benz defende que este SUV elétrico terá sido projetado para estabelecer novas referências em termos de prestações, autonomia, eficiência e velocidade de carregamento, mantendo a versatilidade tão apreciada pelos clientes do GLC.

Para alcançar este objetivo, o GLC elétrico vai receber uma arquitetura de 800V e vai ter uma velocidade de carregamento em corrente contínua a uma potência até 320 kW.

Além da tecnologia de carregamento premium, o GLC com Tecnologia EQ vai receber baterias avançadas com uma química especial das células. A marca não abriu muito o jogo, mas adiantou que as células utilizam “ânodos com óxido de silício misturados no grafite, alcançando um nível de densidade energética”, sugerindo que as baterias devem ser relativamente pequenas e leves, mas com uma elevada capacidade.

A Mercedes-Benz também foi parca acerca das especificações, mas revelou que o eixo motriz traseiro foi desenvolvido internamente, adiantando que as versões com tração integral terão uma linha motriz dianteira potente que poderá ser “rapidamente engrenada ou desligada”, em função das necessidades. Isto deverá ajudar a melhorar a eficiência, ao mesmo tempo que ainda disponibiliza tração para todas as condições climatéricas. 

Bomba de calor eficiente

No que se refere à eficiência, o GLC com Tecnologia EQ tem um novo sistema de travagem regenerativa, que combina um um impulsionador da travagem (brake booster), um cilindro mestre e o sistema de controlo eletrónico de travagem num módulo compacto que proporciona “um tacto confiante do pedal do travão que oferece uma resposta precisa e consistente”.

Além de mais pequeno, o novo sistema otimiza a recuperação da energia da travagem - área onde a marca alemã estava longe de ser propriamente uma referência -, ajudando a melhorar a autonomia do SUV.

A bomba de calor integra a dotação de série e quando se trata de aquecer o habitáculo utiliza um terço da energia de um aquecedor elétrico comparável. A Mercedes-Benz refere que pode aproveitar em simultâneo três fontes de energia: calor gerado pela unidade motriz elétrica, calor libertado pela bateria e ar ambiente. O fabricante não hesita em reivindicar que “arrefece mesmo no verão e aquece no inverno”.