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Com Solstice. Mercedes promete mais 80% de autonomia nos EV

Texto: Francisco Cruz
Data: 12 de Setembro, 2024

Embora tendo decidido repensar a sua estratégia para a mobilidade exclusivamente elétrica, a Mercedes não deixou cair, por completo, os elétricos e prova disso é a agora anunciada conquista no domínio das baterias de estado sólido. Com a qual a marca da estrela prevê aumentos de 80% na autonomia, já para o final da década!

A conquista de mais este importante passo na afirmação do Veículo Elétrico (EV) foi alcançada pela Mercedes-Benz, em colaboração com a tecnológica com sede nos EUA Factorial, no âmbito de uma parceria iniciada pelas duas empresas em 2021.

Entretanto e já após uma segunda tranche de investimento de cerca de 200 milhões de dólares, feita pelo fabricante automóvel alemão, em 2022, eis que as companhias anunciam agora a concretização de uma nova geração de baterias de estado sólido, capazes de aumentar em cerca de 80% as autonomias atualmente anunciadas nos EV.

A nova bateria de estado sólido da Factorial
A nova bateria de estado sólido da Factorial

De acordo com as informações agora divulgadas, estas novas baterias apresentam uma densidade de energia de 450Wh/kh e um design revolucionário de cátodo seco, capazes de aumentar a eficiência e a sustentabilidade na produção.

Por outro lado, esta nova tecnologia de baterias de estado sólido garante, igualmente, segundo a Factorial, uma redução significa do peso das baterias, ao mesmo tempo que aumenta a eficiência do veículo.

Face às baterias atuais, a empresa norte-americana destaca ainda o facto da tecnologia de eletrólitos de estado sólido, baseado em sulfuretos, responder positivamente “às preocupações de segurança associadas a desenhos de eletrólitos líquidos mais inflamáveis e voláteis”, uma vez que as novas células mantêm a estabilidade a temperaturas de funcionamento acima dos 90 graus Celsius. Permitindo, assim e inclusivamente, reduzir os requisitos em termos de refrigeração.

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Finalmente e quanto à sua aplicação no mercado, a Factorial afirma estar confiante de que a tecnologia, a que a Mercedes dá o nome de “Solstice” (Solstício em português), poderá ser aplicada nos EV do dia-a-dia, ainda antes do final da década.

Solstice pode tornar EV mais baratos

Em declarações à agência noticiosa Reuters, o director de Tecnologia da Mercedes-Benz, Markus Schaefer, veio já dizer que as baterias de estado sólido poderão garantir melhorias de 40% na densidade de energia, ao mesmo tempo que, fruto do menor peso, poderão contribuir para a utilização de aços mais baratos, ao invés do alumínio. Contribuindo, dessa forma, para uma redução no preço dos EV.

“O Solstice oferece melhorias adicionais na densidade de energia e nas características de segurança, que nos ajudarão a desenvolver veículos elétricos que estabelecem novos padrões no alcance, custo e desempenho.”, comentou Schaefer.