Híbrido plug-in com 1.419 Nm! Mercedes apresenta o AMG mais rápido de sempre

A Mercedes-Benz acaba de dar a conhecer o AMG de produção mais rápido de sempre, o AMG GT63 S E Performance, mais rápido que o One!

A Mercedes-Benz acaba de dar a conhecer o AMG de produção mais rápido de sempre e que é, também, a última criação híbrida da divisão de performance da marca da estrela: o AMG GT63 S E Performance. Basicamente, um coupé de duas portas capaz de atingir os 100 km/h em não mais que 2,7s, ou seja, mais rápido que o hiperdesportivo One!

Com promessas de arranque de comercialização lá mais para o final de 2024, este novo Mercedes-AMG GT63 S E Performance mantém o já bem conhecido V8 4.0 biturbo, aqui a debitar, por si só, uma potência máxima de 611 cv. O que, combinado com um motor elétrico de 201 cv a atuar sobre o eixo traseiro, vem garantir, não apenas tracção integral permanente, mas também e principalmente, uma potência combinada de 815 cv; mais do que é possível obter, por exemplo, num Ferrari 812 Superfast!

Contudo, os números surpreendentes não se limitam à potência, já que, também em termos de binário, o GT63 S E Performance anuncia um valor que é um dos mais altos à disposição em qualquer veículo automóvel a combustão - nada mais, nada menos, que 1.419 Nm!

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São, de resto, todos estes atributos que fazem com que a Mercedes possa prometer, para este novo desportivo híbrido, uma capacidade de aceleração dos 0 aos 100 m/h em apenas 2,7s, ou seja, melhor que a quase totalidade dos hiperedesportivos existentes no mercado, e relativamente aos quais, mesmo com uma bateria que mais parece ser apenas "para amostra", com os seus 6,1 kW de capacidade, também deverá conseguir ser mais eficiente. 

No entanto e sobre este aspecto, importa referir que, pelo menos para já, a marca da estrela prefere deixar a divulgação dos dados exactos para mais tarde. Defendendo apenas que a componente elétrica tem, neste desportivo, como missão primordial, ajudar às prestações, mais do que à eficiência. 

A comprová-lo, o facto dos engenheiros terem centrado a sua atenção no garantir da temperatura ideal, de forma a que seja possível extrair o máximo da sua capacidade, ao mesmo tempo que eram desenvolvidos vários modos de recuperação de energia na desaceleração e travagem. Disponibilizando, inclusivamente, um modo de pedal único, semelhante aos existentes nos veículos puramente elétricos.

Com eixo traseiro direccional e AMG Active Ride Control

Ainda no capítulo técnico, destaque para o facto do motor elétrico, que em condições normais atua apenas sobre as rodas traseiras, poder também enviar a sua potência para as rodas da frente, bastando, para tal, que o sistema detecte alguma perda de tracção ou deslizamento. E, isto, apesar de, tanto o eixo traseiro direccional, como a suspensão AMG Active Ride Control, fazerem parte do equipamento de série, o mesmo acontecendo com os discos de travões em carbocerâmica, de 16,5" e pinças de seis pistões à frente, enquanto, atrás, o tamanho fica-se pelas 15" e existe um só pistão.

Quanto às jantes, a Mercedes propõe uma solução de 20", embora os clientes também possam optar por rodas de 21".

De resto e quanto aos aspectos estéticos, o mais certo é que se torne difícil de identificar, a olho nú, este novo GT63 S E Performance, já que, diferenças face aos restantes, só mesmo o emblema especial que figura na tampa da bagageira, a juntar à porta no painel traseiro que esconde a ficha de carregamento. Sendo que, soluções como o sistema aerodinâmico activo, só se tornam perceptíveis, a partir do momento em que o condutor, instalado num habitáculo sem alterações de maior, decide puxar pelo desportivo!

Sem preço conhecido… ainda

A terminar, dizer apenas que, a exemplo do que já vai sendo habitual, a Mercedes optou por não divulgar o preço deste AMG GT 63 S E Performance, dizendo que apenas que o modelo será oficialmente apresentado no próximo Salão Automóvel de Xangai, China, pelo que, fá-lo-á mais perto do momento da comercialização. O que deverá acontecer lá mais para o final de 2024.