O mercado de veículos comerciais da União Europeia viu as vendas diminuirem no primeiro semestre de 2026, com as matrículas de comerciais, camiões e autocarros a baixarem, refletindo um clima persistente de fraco crescimento económico. Apesar das vendas de veículos com emissões zero continuarem a ganhar quota de mercado, o ritmo da eletrificação continua a ser condicionada por um infraestrutura limitada e falta incentivos ao investimento.
Segundo dados da ACEA - Associação Europeia de Construtores de Automóveis, as matrículas de camiões novos diminuíram 15,4% na União Europeia, para 155 367 unidades contra 183 668 em igual período do ano anterior.
As vendas de comerciais ligeiros baixaram 13,2% e as de autocarros 4,4%. O panorama no nosso país não foi muito diferente, com as matrículas de pesados de mercadorias a diminuírem 22,4% e as de comerciais ligeiros. A única exceção verificou-se nos pesados de passageiros, com um acréscimo de 12,1% nos primeiros seis meses de 2025 face a igual período de 2024.
Nos camiões, a maior quebra nas vendas foi registada nas maiores economias ocorreu na Alemanha, com 37 994 unidades matriculadas (-27,5%), seguindo-se a França, com 23 1 167 unidades (-18,8%), Espanha, com 14 044 unidades (-13,6%) e Itália, com 14 535 unidades (-13,3%).