Mercado europeu de camiões trava a fundo

As vendas de pesados de mercadorias no mercado europeu registaram uma forte desaceleração no primeiro semestre de 2025, com uma quebra de 15,4%, a qual ainda foi mais pronunciada em Portugal com um recuo de 22,4%. As vendas de camiões elétricos continuam modestas.

O mercado de veículos comerciais da União Europeia viu as vendas diminuirem no primeiro semestre de 2026, com as matrículas de comerciais, camiões e autocarros a baixarem, refletindo um clima persistente de fraco crescimento económico. Apesar das vendas de veículos com emissões zero continuarem a ganhar quota de mercado, o ritmo da eletrificação continua a ser condicionada por um infraestrutura limitada e falta incentivos ao investimento.

Segundo dados da ACEA - Associação Europeia de Construtores de Automóveis, as matrículas de camiões novos diminuíram 15,4% na União Europeia, para 155 367 unidades contra 183 668 em igual período do ano anterior.

As vendas de comerciais ligeiros baixaram 13,2% e as de autocarros 4,4%. O panorama no nosso país não foi muito diferente, com as matrículas de pesados de mercadorias a diminuírem 22,4% e as de comerciais ligeiros. A única exceção verificou-se nos pesados de passageiros, com um acréscimo de 12,1% nos primeiros seis meses de 2025 face a igual período de 2024.

Nos camiões, a maior quebra nas vendas foi registada nas maiores economias ocorreu na Alemanha, com 37 994 unidades matriculadas (-27,5%), seguindo-se a França, com 23 1 167 unidades (-18,8%), Espanha, com 14 044 unidades (-13,6%) e Itália, com 14 535 unidades (-13,3%).

Não obstante este panorama recessivo existiram algumas exceções como a Lituânia que registou o maior crescimento, mais do que duplicando as vendas para 6668 unidades, o que constituiu uma variação positiva de 113,6% em comparação com o primeiro semestre de 2024.

Vendas de camiões elétricos aumentam

Apesar do recuo das vendas de pesados de mercadorias, a taxa de penetração de camiões elétricos na União Europeia tem vindo a aumentar. No primeiro semestre de 2025 foram comercializadas 5568 unidades, o que se traduz num aumento de 46,1%. Isto significa que a sua expressão é de 3,6% do total contra 2,1% em período homólogo de 2024.

Os Países Baixos foram o principal responsável pelo aumento de vendas de camiões elétricos, com 978 unidades matriculadas no primeiro semestre de 2025, um crescimento de 187,6% face a período homólogo de 2024.

A Alemanha e a França também conheceram evoluções significativas, tendo sido matriculadas 1881 e 768 unidades, respetivamente. Alguns mercados mais pequenos como a Suécia (475 unidades) e a Bélgica (151 unidades) também tiveram crescimentos significativos.

Embora se tenha verificado um ligeiro aumento das vendas de camiões elétricos, os seus congéneres diesel continuam a dominar o mercado europeu, sendo responsáveis por 93,6% das novas matrículas na União Europeia.

A ACEA alertou que a trajetória de crescimento dos camiões elétricos continua a ser insuficiente para se atingir os objetivos de descarbonização da União Europeia, apontando como causas a falta de infraestrutura, da capacidade da rede e de financiamento público para apoiar a transição.