Como?! Óculo do McLaren 765LT pode saltar a alta velocidade

A McLaren acaba de promover um recall para quase duas centenas de unidades do 765LT, produzidas no ano de 2020. Motivo? O vidro traseiro pode soltar-se, quando a velocidades mais elevadas, tornando-se um verdadeiro projétil para outros condutores!

A chamada às oficinas resulta, segundo noticia o site Carscoops, de um alerta lançado pela norte-americana NHTSA, entidade responsável pela segurança rodoviária nos EUA, que terá recebido várias queixas de proprietários de McLaren 765LT, denunciando um ruído estridente na zona traseira do habitáculo.

Investigada a situação, os técnicos chegaram à conclusão que, na origem do ruído, estava o chamado vidro traseiro, neste caso fabricado em policarbonato, e que se encontrava parcialmente destacado da moldura. Sendo que, em algumas unidades, o vidro já estava, mesmo, totalmente separado do metal!

Segundo explicou a McLaren, este componente é colado com um adesivo especial, mas que, sabe-se agora, pode perder aderência.

Incapaz de recriar esta situação através dos testes habituais, a marca britânica já reconheceu ter recebido algumas “evidências anedóticas” de que, a velocidades elevadas, em pista, e com os vidros laterais abertos, a pressão é suficiente para provocar o destacamento do vidro, da moldura, podendo, a partir daí, saltar e “voar”.

Solução é... levantar o pé

Porque o problema parece ser mais frequente em unidades utilizadas em pista, onde as velocidades atingidas são mais elevadas, a McLaren aponta esta situação como motivo para que o problema não tenha sido detectado mais cedo ou na fase de testes. Até porque, recorda, em alguns circuitos, é proibido circular com os vidros das portas abertos, por questões de segurança, o que poderá ter “escondido” a deficiência.

Entretanto e aos proprietários dos 163 veículos abrangidos por esta situação, que, de resto, também só afeta as versões de capota rígida, a McLaren recomenda, desde já, que não ultrapassem os 155 km/h.

No caso dos proprietários que, simplesmente, não consigam manter-se dos circuitos e de um qualquer track day, a solução (temporária) é que se dirijam a um concessionário da marca, onde os revendedores poderão adicionar mais alguns fixadores nos cantos do óculo traseiro.

Solução grosseira? A McLaren garante que é apenas temporária e que em breve apresentará, outra, mais definitiva.