McLaren 750S Le Mans evoca primeiro triunfo

Para comemorar o 30º aniversário da impressionante primeira vitória nas 24 Horas de Le Mans, a McLaren vai construir 50 unidades da edição especial 750S Le Mans, equipadas com o High Downforce Kit.

Na sua estreia em Le Mans há 30 anos, a McLaren ganhou a mítica prova de resistência no Circuito de la Sarthe, com JJ Lehto, Yannick Dalmas e Masanori Sekiya ao volante do F1 GTR, levando a melhor sobre uma armada de protótipos favoritos. Esse triunfo ajudou a cimentar a glória conquistada na Fórmula 1 e tornou a McLaren no único construtor a vencer em Le Mans, no Mónaco e em Indianápolis.

Com o objetivo de assinalar esta vitória em três frentes, a McLaren criou o 750S Le Mans, que tem todos os detalhes que evocam o F1 GTR. O fabricante britânico irá construir 50 unidades, cada uma em duas opções de pintura da carroçaria. O Le Mans Gray remete para a decoração do carro vencedor, patrocinado pela Uneo Clinic. O McLaren Orange, por sua vez, está pintado com a cor tradicional de competição da marca britânica.

O carro recebeu o novo High-Downforce Kit (HDK), que consiste num splitter muito maior e numa asa em fibra de carbono. Esta série especial também conta com jantes LM de cinco raios, cujo design é inspirado nas jantes da OZ Racing utilizadas nos primeiros carros de competição F1 GTR. 

Os tampões dos cubos das rodas são pintados em vermelho num dos lados do carro e em azul no outro, que é outro detalhe do carro de corrida.

Muitos opcionais

Quem optar pelo kit de travagem de pista recebe pinças em dourado, semelhante às da Brembo do carro original. O interior é disponibilizado em ambiente preto ou cinza, com duas opções diferentes de bancos. O cinco de segurança de cinco pontos também é azul, à semelhança dos GTR. Entre os outros extras destaque para os componentes exteriores em fibra de carbono brilhante.

Esta é a terceira edição especial Le Mans da McLaren, uma vez que a marca fundada por Ron Dennis já disponibilizou pacotes semelhantes para o 650S e 720S.

A McLaren tem atualmente a correr carros GT3 em Le Mans, mas já prometeu regressar à categoria principal em 2027, com um protótipo LMDh a alinhar no Campeonato do Mundo de Resistência. Com alguma esperança, esse carro poderá dar à McLaren mais uma desculpa para fazer outra edição especial.