Publicidade

McLaren 570S MSO X enfatiza ligação das pistas às estradas

Texto: Nuno Fatela
Data: 26 de Janeiro, 2018

Com uma decoração inspirada nos F1 GTR da década de 90 e uma forte ligação ao modelo de competição da classe GT4, o novo McLaren 570 MSO X enfatiza a forma como os carros do fabricante de Woking dedicados ao desporto automóvel influenciam e beneficiam os desportivos homologados para estrada.

Foi desvendado pela McLaren mais um dos incríveis projetos da sua divisão de personalização e projetos especiais, a MSO. Acolhendo várias influências do desportivo 570S GT4, tanto no exterior como no habitáculo, este novo McLaren 570 MSO X também presta tributo aos míticos F1 GTR da década de 1990. Para tal, o exemplar com o nº8 das fotos remete para o F1 GTR Longtail que terminou em 3º nas 24H de Le Mans de 1997, enquanto o carro com o nº10 recorda as cores do F1 GTR que venceu a mítica corrida em La Sarthe no ano de 1995. Além de mostrar a passagem das tecnologias e soluções encontradas nos carros de corrida para as versões de estrada do fabricante de Woking, esta nova série vem dar mais notoriedade ao troféu monomarca do 570S GT4, similar ao que já existe com a 911 Carrera Cup e que tem passagem assegurada por circuitos míticos como Silverstone e Spa-Francorchamps.

No exterior destes McLaren 570 MSO X destaca-se, além da incrível decoração, também as novas adições que influenciam a aerodinâmica, com destaque principal para a asa traseira fixa, que gera 100kg adicionais de downforce. Reforçando a ligação ao GT4 encontramos nesta série exclusiva as mesmas entradas de ar no capot e teto do veículo. E, seguindo a mesma filosofia dos modelos de competição, também aqui a redução de peso foi elemento central dos esforços da marca, através da inclusão de painéis em fibra de carbono, um escape de titânio e o redesenho do para-choques traseiro para excluir tudo aquilo que não fosse essencial.

A bordo a mesma filosofia fica exemplificada logo nos bancos desportivos do McLaren 570 MSO X, que ganham cintos de segurança com seis pontos (embora os mais convencionais de três pontos estejam igualmente contemplados). Além disso, temos locais onde a fibra de carbono da MonoCage II fica exposta, tal como aconteceria num verdadeiro campeão das pistas, e vislumbra-se uma faixa decorativa ao centro do volante. Além disso, à imagem do que acontece com o McLaren Senna, existe um compartimento em fibra de carbono com as dimensões específicas para guardar um capacete.

 

No que se refere à mecânica, não foram feitas alterações nesta edição especial limitada a 10 exemplares. Ou seja, a potência enviada para as rodas traseiras do McLaren 570 MSO X, através de uma caixa de dupla embraiagem com sete velocidades, tem origem no bloco V8 3,8L de 570CV. Um motor que, claramente, é um bom ponto de partida para mais uma Special Operation da divisão MSO da McLaren, que já nos ofereceu outros espantosos projetos como os MSO R e o 570 de tributo ao F1 XP GT