A Mazda afirma que este revolucionário bloco a gasolina, consegue ter níveis de poluição equiparáveis aos designados “emissões 0”, e integra uma ofensiva de novas motorizações que inclui elétricos e microhíbridos, em 2019, e os Plug-In em 2025. Veja a explicação sobre como o SkyActiv-X rivaliza com os motores elétricos no impacto ambiental.
A ACEA recentemente veio afirmar que ‘colocar todas as fichas’ nos elétricos para reduzir as emissões era uma prática errada por parte das autoridades, e informações agora apresentadas pela Mazda dão mais força a essa ideia. Tudo porque o fabricante de Hiroshima veio confirmar que o seu novo gasolina SkyActiv-X (apresentado com o Kai Concept) rivaliza com os motores elétricos ao nível das emissões produzidas. Segundo afirma a marca asiática, este propulsor tem “potencial para reduzir as emissões de um motor de combustão interna para menos do que um elétrico, quando avaliado em todo o ciclo de vida”.
A Mazda afirma estar focada em melhorar a performance ambiental dos motores tradicionais, pois as formas de obtenção de eletricidade (como carvão ou petróleo) para alimentar os designados emissões 0 significa que eles não são, efetivamente, emissões 0. Mas os nipónicos planeiam também a chegada das novas motorizações à gama, pois a introdução do SkyActiv-X em 2019 é acompanhada do primeiro modelo 100% elétrico da marca e das tecnologias de microhibridização. Para 2025 está prevista a introdução dos híbridos de Plug-In. Estes são elementos importantes na estratégia que pretende reduzir as emissões em todo o ciclo de vida do automóvel em 50% para o período 2010-2030 e tem como meta final a descida de 90% até 2050.
Mas o foco atual da maior parte das autoridades, que apenas apresenta os modelos totalmente elétricos como solução para a redução das emissões, é criticado pela marca. E afirma que, “com dois terços da produção total de eletricidade a depender de combustíveis fósseis, a Mazda considera que regulações que colocam as emissões absolutas dos EV como zero não são sinceras”. E apresenta dados concretos. Segundo explica, um veículo elétrico gasta em média 20kWh a cada 100km, em média. O que significa, com produção de eletricidade a partir de carvão emissões de 200g/km, com petróleo 156g/km e com gás de petróleo liquefeito (GPL) 100g/km. De referir que não existem dados sobre o impacto (já importante em países como Portugal) das energias renováveis na rede elétrica.
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Isto dá uma média ponderada de 128g/km para a produção de eletricidade para os veículos elétricos. O novo SkyActiv-X tem um registo de emissões anunciado de 142g/km, o que é apenas mais 10%. E até abaixo do impacto ambiental da eletricidade gerada com petróleo ou carvão. Mas, mesmo sendo 30% mais gastador que o GPL, a Mazda “acredita que pode melhorar o motor de combustão para atingir esse nível”. O SkyActiv-X é considerado essencial para atingir esse patamar, pois apresenta já diversas inovações como a ignição por compressão dos diesel aplicada a um motor a gasolina que pode ver neste vídeo.