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Mazda SkyActiv-X rivaliza com os motores elétricos nas emissões

Texto: Nuno Fatela
Data: 15 de Março, 2018

A Mazda afirma que este revolucionário bloco a gasolina, consegue ter níveis de poluição equiparáveis aos designados “emissões 0”, e integra uma ofensiva de novas motorizações que inclui elétricos e microhíbridos, em 2019, e os Plug-In em 2025. Veja a explicação sobre como o SkyActiv-X rivaliza com os motores elétricos no impacto ambiental.

A ACEA recentemente veio afirmar que ‘colocar todas as fichas’ nos elétricos para reduzir as emissões era uma prática errada por parte das autoridades, e informações agora apresentadas pela Mazda dão mais força a essa ideia. Tudo porque o fabricante de Hiroshima veio confirmar que o seu novo gasolina SkyActiv-X (apresentado com o Kai Concept) rivaliza com os motores elétricos ao nível das emissões produzidas. Segundo afirma a marca asiática, este propulsor tem “potencial para reduzir as emissões de um motor de combustão interna para menos do que um elétrico, quando avaliado em todo o ciclo de vida”.

Segundo a Mazda, “com dois terços da produção de eletricidade a depender de combustíveis fósseis, as regulações que colocam as emissões absolutas dos veículos elétricos como 0 não são sinceras”.
Cada EV consome em média 20kWh a cada 100 quilómetros.
Com recurso a carvão para obter a eletricidade, isto significa emissões de 200g/km de dióxido de carbono.
Se for utilizado petróleo, o registo é de 156g/km.
O GPL acaba por ser a solução mais ecológica (entre os combustíveis fósseis) para a produção de eletricidade, com emissões de 100g/km de CO2.
Isto significa uma média ponderada de 128g/km, apenas 10% menos do que as 142g/km obtidas com o motor SkyActiv-X.
Além deste motor ser mais “limpo” que elétricos com energia obtida a partir do carvão ou petróleo, a marca acredita que pode levar os motores de combustão para um patamar de emissões idêntico ao do GPL.
De referir que esta investigação não focou outros aspetos que podem destacados. Para os fãs dos elétricos, não existem dados sobre a utilização de energias renováveis, e para os detratores destas motorizações, falta saber o impacto dos metais raros usados nos motores.

A Mazda afirma estar focada em melhorar a performance ambiental dos motores tradicionais, pois as formas de obtenção de eletricidade (como carvão ou petróleo) para alimentar os designados emissões 0 significa que eles não são, efetivamente, emissões 0. Mas os nipónicos planeiam também a chegada das novas motorizações à gama, pois a introdução do SkyActiv-X em 2019 é acompanhada do primeiro modelo 100% elétrico da marca e das tecnologias de microhibridização. Para 2025 está prevista a introdução dos híbridos de Plug-In. Estes são elementos importantes na estratégia que pretende reduzir as emissões em todo o ciclo de vida do automóvel em 50% para o período 2010-2030 e tem como meta final a descida de 90% até 2050.

Mas o foco atual da maior parte das autoridades, que apenas apresenta os modelos totalmente elétricos como solução para a redução das emissões, é criticado pela marca. E afirma que, “com dois terços da produção total de eletricidade a depender de combustíveis fósseis, a Mazda considera que regulações que colocam as emissões absolutas dos EV como zero não são sinceras”. E apresenta dados concretos. Segundo explica, um veículo elétrico gasta em média 20kWh a cada 100km, em média. O que significa, com produção de eletricidade a partir de carvão emissões de 200g/km, com petróleo 156g/km e com gás de petróleo liquefeito (GPL) 100g/km. De referir que não existem dados sobre o impacto (já importante em países como Portugal) das energias renováveis na rede elétrica.


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Isto dá uma média ponderada de 128g/km para a produção de eletricidade para os veículos elétricos. O novo SkyActiv-X tem um registo de emissões anunciado de 142g/km, o que é apenas mais 10%. E até abaixo do impacto ambiental da eletricidade gerada com petróleo ou carvão. Mas, mesmo sendo 30% mais gastador que o GPL, a Mazda “acredita que pode melhorar o motor de combustão para atingir esse nível”. O SkyActiv-X é considerado essencial para atingir esse patamar, pois apresenta já diversas inovações como a ignição por compressão dos diesel aplicada a um motor a gasolina que pode ver neste vídeo.