Empresa transforma Mazda MX-5 em elétrico. Faz sentido?

A Electrogenic é uma empresa especializada na conversão de veículos com motor a combustão para versões 100% elétricas e o seu projeto mais recente é um Mazda MX-5. Fará sentido converter um ícone?

A Electrogenic é uma empresa britânica com grande historial na eletrificação de automóveis icónicos.

Com um historial de conversões realizadas em carros como o Porsche 911, o DMC Delorean e até o Jaguar E-Type, o projeto mais recente da empresa é um Mazda MX-5, da primeira geração.

Em vez do motor 1.8 de quatro cilindros a gasolina, este pequeno roadster nipónico tem agora um motor elétrico de 160 cv, associado a um conjunto de baterias de 42 kWh, com um binário máximo de 310 Nm.

A Electrogenic não se limitou a substituir o motor térmico e todos os componentes associados, por um sistema livre de emissões. Começou por digitalizar a estrutura do MX-5, de forma a poder utilizar todo o espaço disponível, sem recorrer a modificações na carroçaria.

Deste modo, além de posicionarem os componentes mais perto do solo, garantindo um melhor centro de gravidade, conseguiram manter a distribuição de peso original do roadster japonês.

Falando em peso, a abordagem original da equipa fez com que este Mazda MX-5 elétrico apresentasse um peso final de 1100 kg, apenas mais 100 kg que a versão com motor de combustão.

A potência continua a ser enviada para as rodas traseiras, agora através de uma transmissão de relação fixa. O aumento de potência, de 116 para 160 cv, melhorou a relação peso/potência em 21%.

Segundo a empresa, este Mazda MX-5 convertido cumpre os 0 aos 100 km/h em cerca de 6 segundos e é capaz de alcançar uma velocidade máxima de 180 km/h.

Processo totalmente reversível

A empresa anuncia como uma das vantagens das suas conversões a possibilidade de reverter o processo. Se, por acaso, um cliente desejar remover o sistema elétrico e voltar a ter um motor de combustão no seu MX-5, será possível.

A Electrogenic explica que, neste processo, não é realizado nenhum corte ou perfuração a mais na carroçaria original.

A abordagem focou-se, pelo contrário, em manter a agilidade, a precisão e o equilíbrio do modelo nipónico, ao mesmo tempo que procurou evoluir a sua entrega de potência.