Novo desportivo da Mazda ficará acima do MX-5

O Mazda Iconic SP vai transformar-se num novo coupé desportivo e será vendido em conjunto com o próximo MX-5. Terá motor rotativo como extensor de autonomia e poderá ser o sucessor espiritual do RX-7.

Depois de confirmada a produção do Iconic SP da Mazda, sabe-se agora que este não será o sucessor do MX-5, mas sim um novo coupé desportivo posicionado acima do icónico roadster de dois lugares.

Segundo o Diretor Técnico da Mazda, Ryuichi Umeshita, em declarações à MotorTrend, “podem esperar que o Iconic SP seja um digno sucessor do RX-7”.

Contudo, não confirmou se a designação “RX” irá regressar, garantindo apenas que o futuro modelo não usará o nome “Cosmo”, apesar da forte ligação histórica deste nome ao motor Wankel.

Esta é a mais recente e relevante novidade sobre o protótipo apresentado pela Mazda. Recorde-se que, numa fase inicial, chegou a ser sugerido que o Iconic SP poderia ser reduzido em tamanho para se enquadrar no mesmo patamar do MX-5 ou até substituí-lo.

Isto porque o concept do Iconic SP foi apresentado com dimensões bastante superiores às do atual MX-5 (ND): 4,18 metros de comprimento, 1,85 metros de largura e apenas 1,15 metros de altura, com uma distância entre eixos de 2,59 metros.


Isto torna-o cerca de 26 cm mais comprido, quase 12 cm mais largo e 8,4 cm mais baixo do que o MX-5 atual. Apesar da distância entre eixos 28 cm maior, o protótipo mantém a configuração de apenas dois lugares.


E vai ter motor rotativo?

Quanto à motorização, foi confirmado que o protótipo debita 365 cv através de um motor elétrico, combinado por um motor rotativo de dois rotores... a funcionar como gerador de energia para alimentar a bateria. A versão de produção deverá manter esta configuração, embora ainda não tenha sido detalhada oficialmente.

Na apresentação do Iconic SP, a Mazda confirmou que planeia introduzir esta nova geração do sistema rotativo como extensor de autonomia nos Estados Unidos. Esta versão promete mais potência do que o sistema de rotor único utilizado no MX-30 R-EV — que não chegou àquele mercado por não cumprir os requisitos regulamentares, mas que foi lançado na Europa, como pode ler no ensaio abaixo.


  • Mazda MX-30 R-EV. Disse ansiedade de autonomia?

    ID: 201141 | 8169318167

O “sonho rotativo” continua vivo

A Mazda está também a estudar uma variante em que o motor rotativo propulsione diretamente as rodas — algo que não acontece desde o fim do RX-8 em 2012.
Já uma versão 100% elétrica foi descartada pela marca, mesmo sendo tecnicamente viável. Segundo os responsáveis, não está nos planos.


Quando chega?

O possível sucessor do RX-7 poderá chegar ao mercado ainda antes da nova geração do MX-5.
O responsável global de design da Mazda, Masashi Nakayama, revelou à MotorTrend que o atual roadster continuará em produção durante mais alguns anos. Quando o novo modelo chegar, herdará elementos visuais do Iconic SP — esperamos que um deles sejam os icónicos faróis pop-up.

Umeshita já confirmou que o próximo MX-5 manterá os seus principais atributos: caixa manual de seis velocidades, tração traseira e baixo peso.

Quanto ao Iconic SP, o mesmo responsável revelou que “as conversas iniciais apontavam para uma entrada em produção já em 2026”, mas que a data dependerá da viabilidade comercial do projeto.