Publicidade

Mazda CX-5 ganha nova geração

Texto: Nuno Fatela
Data: 16 de Novembro, 2016

A comercialização do modelo irá arrancar em fevereiro de 2017, no Japão, chegando posteriormente a outros países como Portugal.

A Mazda vai dar a conhecer no Salão de Los Angeles a nova geração do SUV CX-5, um modelo de elevada importância para a marca já que é o seu best-seller na Europa. Para tal muito contribuiu a combinação entre as tecnologias de motorização SkyActiv e a filosofia de design Kodo, que foi agora levada para novos patamares através de uma versão totalmente redesenhada do CX-5. O fabricante de Hiroshima afirma que esta sua nova aposta foi desenvolvida com foco na disponibilização de uma performance ágil mas simultaneamente confortável para todos os ocupantes, tendo para isso revelado grande preocupação em áreas como a insonorização de um habitáculo criado com máxima atenção a todos os detalhes e onde surgem tecnologias como o Head-up Display.

Para o exterior a marca destaca a forma como o caráter sedutor do design Kodo é potenciado pela inclusão de cores como o Soul Red Crystal. Este tom foi criado através de um processo de pintura exclusivo denominado Takuminuri, que garante qualidade ao nível de uma pintura à mão após a aplicação da tripla camada de tinta e outros processos especialmente desenvolvidos pela Mazda, que afirma ter conseguido alcançar “um acabamento extraordinariamente profundo e vivido”.

Nas motorizações vão surgir duas opções a gasolina, com os blocos SkyActiv-G de 2,0L e 2,5L, a que se junta também o diesel SjyActiv-D de 2,2L, embora as especificações dos mesmos ainda não tenham sido reveladas. Confirmada está a inclusão do sistema de vectorização de binário G-Vectoring Control, que o fabricante nipónico afirma ter sido desenvolvido com base na filosofia Jinba Ittai que ganhou fama com o roadster MX-5. A comercialização da nova geração do Mazda CX-5 começa em fevereiro de 2017 no Japão e será posteriormente estendida a outros países, como Portugal.