Mazda CX-30

Publicidade

Mazda CX-30 conquista 5 Estrelas na avaliação Euro NCAP

Texto: João Monteiro de Matos
Data: 14 de Novembro, 2019

O novo Mazda CX-30 certificou-se esta quinta-feira, 14 de novembro, pela Euro NCAP com a avaliação máxima de cinco estrelas, na sequência da mais bateria de testes desta organização.

Esta não é a primeira vez que um Mazda alcança esta certificação.

No ano passado, o Mazda6 e, este ano, o Mazda3 alcançaram também a classificação máxima na avaliação da Euro NCAP.

O Mazda CX-30 obteve uma boa performance em todas as quatro categorias de testes que a Euro NCAP avalia – ‘Ocupantes Adultos’, ‘Ocupantes Crianças’, ‘Utilizadores Vulneráveis das Estradas’ (segurança de peões) e ‘Apoio à Segurança’.

Este resultado, segundo a marca nipónica, deve-se a três fatores: a adoção da Skyactiv-Vehicle Architecture (estrutura de baixo peso e com uma elevada rigidez e capacidade de absorção de impactos), a um vasto leque de tecnologias avançadas de segurança i-Activsense (que ajudam os condutores a identificar potenciais riscos e a reduzir a probabilidade de danos ou lesões) e os “elevados padrões no domínio da proteção de peões”.

Alcançando a pontuação de 99% na categoria ‘Ocupantes Adultos’, o Mazda CX-30 conseguiu o máximo de pontos no teste de impacto frontal a toda a largura, bem como nos impactos com uma barreira lateral contra um poste.

O sistema ‘Smart Brake Support’ da Mazda também registou pontuações máximas em testes a baixa velocidade.

O novo Mazda CX-30 registou igualmente uma excelente pontuação de 86% na categoria de ‘Ocupantes Crianças’, incluindo uma nota máxima nas verificações de instalação do Sistema de Retenção Infantil e na proteção no teste de impacto lateral.

Já no critério ‘Utilizadores Vulneráveis das Estradas’ (segurança de peões), o modelo japonês registou uma pontuação de 80%, com resultados máximos na proteção da zona das pernas e da pélvis.

O Mazda CX-30 conseguiu igualmente uma pontuação de 77% na categoria de ‘Apoio à Segurança’.

A dinâmica de condução permitida pela implementação da Skyactiv Technology também contribuiu, afirma a Mazda em comunicado, para o resultado de conjunto de 5 estrelas alcançado pelo novo Mazda CX-30, fruto de uma aceleração, travagem, maneabilidade e direção lineares, ágeis e previsíveis.