Publicidade

Mazda apresenta RT24-P

Texto: Nuno Fatela
Data: 18 de Novembro, 2016

Este protótipo que vai fazer a estreia na próxima edição das 24H de Daytona leva para novos domínios a filosofia de design Kodo.

Tal como havia anunciado na antecâmara do Salão de Los Angeles, a Mazda escolheu este certame não apenas para revelar o novo CX-5 mas também para dar a conhecer uma nova aposta no campo desportivo, o RT24-P que se destina à temporada de 2017 do campeonato IMSA WeatherTech SportsCar Championship, que se realiza nos Estados Unidos. A estreia está marcada para uma das mais históricas provas do calendário internacional do desporto motorizado, as 24H de Daytona que têm a próxima edição marcada para os dias 28 e 29 de janeiro, onde duas unidades deste protótipo vão estar presentes. A própria designação remete para este mítico palco do desporto motorizado, já que o nome RT24 é um acrónimo para “Road do 24” (estrada até às 24 [Horas de Daytona]) e a letra P remete para a palavra protótipo.

 

Com um motor 2.0L Mazda MZ com cerca de 600CV, outro dos destaques foi a introdução neste RT24-P da filosofia de design Kodo – Alma em Movimento, como explicou o responsável de design da marca em solo americano, Ken Saward. “O design Kodo está no coração de qualquer veículo com o símbolo da Mazda e isso é bastante evidente no novo protótipo para 2017. Considerámos dois parâmetros principais no desenho de um carro vitorioso para competição, as performances aerodinâmicas e as alterações às regras anunciadas para 2017. Ao trabalhar com os especialistas e engenheiros da MultiMatic [que fornece o chassis] descobrimos que aplicar a filosofia de design Kodo às superfícies e silhuetas permitiu criar um design dinâmico e eficiente na vertente aerodinâmica”.