A primeira pick-up elétrica de dimensões médias com tração integral é a Maxus eTerron 9 que oferece uma autonomia de até 430 km, graças ao inovador pack de baterias Tetris, com capacidade de 102 kWh.
Após a apresentação no mercado europeu da primeira pick-up elétrica 4×2 no Salão de Veículos Comerciais de Hannover de 2022, a T90 EV, a Maxus estreou na edição de 2024 do IAA Transportation o primeiro modelo deste segmento no Velho Continente com tração integral, a eTerron 9.
A nova pick-up elétrica da Maxus utiliza uma plataforma elétrica dedicada, sendo construída com base numa carroçaria semi-autoportante para proporcionar uma maior segurança e durabilidade.
A eTerron 9 vem equipada com o pack de bateria Tetris, com nove células numa estrutura protegida, permitindo otimizar a disposição deste componente para oferecer uma maior capacidade e segurança, sendo anunciado um armazenamento de 102 kWh.
A pick-up recebeu um módulo de gestão térmico com nove canais, o qual foi projetado para resistir às condições meteorológicas difíceis e variadas. A SAIC Maxus reivindica que a eficiência térmica é o dobro em relação à habitual durante os invernos frios.
Potência de 325 kW (443 cv)
A nova pick-up elétrica da Maxus vem equipada com dois motores elétricos que asseguram a tração integral e desenvolvem uma potência combinada de 325 kW (443 cv), permitindo à eTerron 9 acelerar dos 0 aos 100 km/h em cerca de 8,5 segundos. A capacidade de reboque é de 3,5 toneladas e a carga máxima de 620 quilos. O avançado sistema de tração integral ATS (All-Terrain System) e os seis modos de condução permitem enfrentar todos os tipos de terrenos.
LEIA TAMBÉM
Maxus T90 EV. Primeira pick-up elétrica combina clássico e moderno
Uma das inovações desta pick-up é a possibilidade, em opção, de rebatimento da parede traseira da cabina dupla, permitindo aumentar o comprimento da caixa de carga até um máximo de 2,40 metros e acomodar objetos mais longos.
A Maxus eTerron oferece ainda um compartimento de arrumação sob o capot, com abertura elétrica, que disponibiliza uma muito respeitável capacidade de 270 litros, permitindo acomodar com facilidade um trolley de viagem.
Materiais de qualidade
O habitáculo apresenta um ambiente luxuoso com revestimentos em pele suave e bancos confortáveis do tipo MPV para proporcionar uma experiência de utilização semelhante à de um automóvel.
Em termos de segurança, 73% da estrutura é feita em aço de ultra-elevada resistência, permitindo cumprir a classificação máxima de cinco estrelas do Euro NCAP.
A imagem da pick-up adota a linguagem “New Electrified Mecha”, enquanto o sistema de iluminação Great Surrond-Terrain reforça a presença robusta e potente, apresentando alguns traços que fazem lembrar o estilo da pick-up norte-americana Ford F-150 Lightning.