Publicidade

Maserati revela Ghibli e mais novidades em Frankfurt

Texto: Miguel Policarpo
Data: 15 de Setembro, 2017

A Maserati aproveitou o Salão de Frankfurt para revelar o novo Ghibli e mostrou as versões MY18 do Levante, do Quattroporte, do Granturismo e do Grancabrio. Os italianos apresentaram-se em peso em solo alemão, numa invasão da marca do tridente a Frankfurt.

Para o Salão de Frankfurt a Maserati preparou um extenso catálogo, com destaque para a revelação do novo Ghibli. Começando por este modelo, a marca do tridente renovou aquele que é o automóvel mais vendido na sua história, com mais de 70.000 unidades comercializadas. A estreia europeia no Salão de Frankfurt do novo Ghibli mostrou um restyling exterior, prevendo a inclusão de dois novos níveis diferentes de acabamentos: o GrandLusso e o GranSport. Mas as novidades para o ano de 2018 para a Maserati não ficam por aqui, pois a marca mostra as versões MY18 (Model Year 2018) da sua gama.

O Ghibli GranLusso prima pelo acabamento exterior sofisticado e o luxuoso interior, com revestimentos em seda produzidos pela Ermenegildo Zegna. Por sua vez, o Ghibli Gransport foca a sua essência na performance, espelhando a herança da competição da Maserati, através de um design desportivo no exterior e no interior. São duas versões distintas mas que partilham algumas características, como é o caso dos faróis dianteiros adaptativos e com os máximos Matrix anti-reflexo, integralmente dotados de tecnologia LED. Os modelos estão disponíveis em todas as motorizações.

O Ghibli foi concebido com um especial enfoque na aerodinâmica, apresentando um coeficiente de 0,29Cx, sobretudo pelo restyling dos pára-choques. As prestações anunciadas indicam que as versões de topo de gama Ghibli S e S Q4 debitam 430 cv e um binário máximo de 580 Nm, mais 20 cv e 30 Nm do que o modelo anterior. O aumento de potência possibilita à berlina atingir a velocidade máxima de 286 km/h. Em relação à aceleração, os números são também impressionantes: o Ghibli S necessita apenas de 4,9 segundos para acelerar dos 0 aos 100 km/h enquanto que o Ghibli S Q4, dotado pelo sistema de traçção integral inteligente Q4, reduz esse tempo para 4,7 segundos.

A tecnologia é outro dos conceitos que registam uma evolução notável no Ghibli. O sistema ‘Integrated Vehicle Control’ (IVC) contribui para a segurança ativa, ao prevenir a instabilidade do veículo. Destaca-se também o direção de assistência elétrica ‘Electric Power Steering (EPS)’, que ajuda o condutor a controlar o automóvel, e, entre outros, o sistema de assistência à manutenção na faixa  de rodagem ‘Lane Keep Assistance’ (LKA) e o de leitura de sinais de trânsito ‘Traffic Sign Recognition’ (TSR).

Maserati Levante MY18 disponível em novos equipamentos

Ghibli à parte, os italianos escolheram o Salão de Frankfurt para apresentar duas novas versões de equipamento do SUV. O Levante MY18 estará disponível nas versões GranLusso, que prima pela ostentação, e o emocionante GranSport. São versões diferentes do já excelente Levante, que a Turbo testou.

Segundo a marca, a repartição de peso em 50:50 e o baixo centro de gravidade do SUV propiciam ao modelo um comportamento desportivo sem descurar o conforto. Tal como acontece com o Ghibli, o Levante MY18 adotou a tecnologia EPS e outros sistemas avançados como o de assistência à condução (ADAS) e o TSR.

Quattroporte recebe MY18 

O Maserati Quattroporte estreou em Frankfurt a sua versão para 2018. Destaque para as óticas dianteiras agora reformuladas, onde surge a tecnologia LED adaptativa, que permite uma melhor visibilidade e emprega a funcionalidade de máximos anti-reflexo. Além disso, duração das lâmpadas é duas vezes superior.

O Quattroporte MY dispõe dos motores V6 de 3,0 l topo de gama, e, à semelhança do Ghibli e do Levante MY18, vem recheado de novas tecnologias. A Maserati garante que o Quattroporte S e S Q4 oferecem melhores prestações graças ao aumento de potência em 20 cv, agora debitando 430 cv, e um aumento de binário de 30 Nm, calculado em 580 Nm. A velocidade máxima é de 288 km/h, sendo que o Quattroporte S acelera dos 0 aos 100 km/h em 5,0segundos e o Quattroporte S Q4 reduz esse tempo para 4,8 segundos.

Os emblemáticos GranTurismo e GranCabrio não escaparam a revisões

As edições MY18 atualizaram os lendários GranTurismo – que até já tinha sido apresentado na bolsa de Nova Iorque – e GranCabrio. O restyling produzido pela Maserati apurou os modelos no que respeita à aerodinâmica, agora mais eficiente, atribuiu melhorias na ergonomia e incluiu um sistema de entretenimento de última geração. Apesar das alterações, a Maserati procurou conservar ao máximo o design criado pelo estúdio Pininfarina.

A melhorada oferta de cada modelo inclui duas diferentes versões, a Sport e a MC, equipadas pelo motor V8 de 4,7l, capaz de debitar a potência de 460 cv e o binário máximo de 520 Nm. Os interiores dos modelos contemplam a pele da Poltrona Frau com encostos de cabeça integrados. Destaque para o novo ecrã tátil capacitivo de alta resolução de 8,4”, incorporado no sistema de infoentretenimento de última geração que combina o sistema de som Harman Kardon Premium Sound. A consola central inferior redesenhada acolhe um comando rotativo duplo de utilização intuitiva.

…e outras novidades

Para quem necessite de consultar o relógio durante o Salão de Frankfurt, a Maserati dá uma ajuda. A marca do tridente apresentou os mais recentes resultados da sua parceria com a Bulgari – os dois novos modelos de relógios Octo Maserati GranLusso e GranSport, dotados de um carácter de exclusividade e reservados aos proprietários de veículos da Maserati.

Foi também apresentada a nova colecção Maserati Capsule Collection, resultado da parceria com a Ermenegildo Zegna. Esta é uma sofisticada coleção de vestuário de viagem, para um estilo requintado e exclusivo que pode ser combinado com diversos acessórios.