Marcas chinesas e Volkswagen ultrapassam Tesla na Europa

A Tesla perdeu a liderança no segmento dos veículos elétricos para as marcas chinesas, que no seu conjunto matricularam em fevereiro 19 800 unidades contra 15 700 unidades, e também para a Volkswagen, que viu serem registadas 19 565 unidades. Curiosamente nenhum elétrico chinês se encontra entre os dez mais vendidos.

As vendas da marcas de automóveis chinesas no mercado europeu ultrapassaram as da Tesla no mercado europeu no mês de fevereiro de 2025. Os fabricantes do Extremo Oriente matricularam 19 800 veículos elétricos, enquanto o construtor norte-americano não foi além de 15 700 unidades.

Em período homólogo do ano passado, a Tesla tinha matriculado 28 131 unidades, enquanto os chineses tinham registado 23 182 unidades.

As vendas de veículos elétricos conheceram um crescimento de 26% em fevereiro, tendo sido comercializadas 164 148 unidades, enquanto o mercado total teve uma quebra de 2,5% em fevereiro com 966 271 unidades registadas. A taxa de penetração do veículos elétricos a bateria aumentou 3,8% para 17% em fevereiro.

Por sua vez, os veículos híbridos plug-in (PHEV) tiveram vendas de 72 639 unidades, o que correspondeu a um aumento da quota de mercado de 1% para 7,5%. Os fabricantes chineses também contribuíram para estes números, já que as vendas totais dispararam 82%, de 22 389 unidades para 40 643 unidades, enquanto a sua taxa de penetração passou de 2,3% para 4,2%.

Melhor mês de sempre para os elétricos

Segundo a consultora Jato Dynamics, este mês de fevereiro de 2025 foi o melhor de sempre para os veículos elétricos a bateria. As vendas acumuladas relativas a janeiro e fevereiro apontam para um total de 329 700 unidades matriculadas.

Se para os chineses, o início de 2025 está a ser favorável, o mesmo já não pode dizer a Tesla. Além do papel cada vez mais ativo de Elon Musk na atividade política e o aumento da concorrência no mercado de veículos elétricos, a marca está a substituir a anterior versão do Model Y por uma nova. Neste processo, uma marca conhece geralmente uma quebra nas vendas antes de voltarem ao normal quando o modelo atualizado já se encontra disponível.

“Marcas como a Tesla, que têm uma gama relativamente limitada, estão particularmente vulneráveis à diminuição das matrículas quando estão a fazer uma mudança de modelo”, afirma Felipe Munoz, analista global da consultora Jato Dynamics.

Volkswagen “rouba” liderança à Tesla

No segmento de veículos elétricos, a Tesla perdeu a liderança para a Volkswagen, tendo matriculado 15 727 unidades contra 19 565 da marca alemã, que registou um aumento de 180%. Seguem-se a BMW, com 13 475 matrículas (+20%), a Audi, com 9868 (+70%), a Renault, com 9387 (+96%) e Kia, com 8153 (+56%).

Na BMW, os veículos elétricos a bateria representam 27% das matrículas, enquanto na Hyundai-Kia esse valor é 20%. No Volkswagen Group é de 18%, na Mercedes-Benz de 16%.

A marca chinesa com maior número de matrículas de veículos elétricos em fevereiro foi a BYD, com 4436, seguindo-se a Polestar, com 2405, a MG, com 2025 e Xpeng, com 1034.

Por modelos de veículos elétricos, o Tesla Model Y continua a liderar, com 8790 unidades, mas registou uma quebra de 56%, surgindo depois o Tesla Model 3, com 6834, tendo as matrículas recuado 14%. No lugar mais baixo do pódio aparece o Volkswagen ID.4, com 6172 unidades matriculadas, o que constituiu um crescimento de 150%.

No quarto e quinto lugares surgem duas estreias na tabela, o Renault 5 e o Volkswagen ID.7, com 5659 e 5432 unidades. O sexto lugar da tabela é o ocupado pelo Volkswagen ID.3, cujas vendas disparam 114% para a 5384 unidades. As duas posições imediatas pertencem as outros estreantes, Kia EV3 e Citroën ë-C3, com 5376 e 5156 unidades, respetivamente.

A lista dos dez elétricos com mais matrículas no mercado europeu em fevereiro de 2025 é encerrada com o Skoda Enyaq e BMW iX1, com 4682 e 4370 unidades, respetivamente. Curiosamente, nenhum veículo elétrico chinês aparece nos dez primeiros da tabela.