A Mazda, Suzuki, Subaru e as marcas do Grupo PSA (Peugeot, Citröen e DS) juntaram-se ao consórcio que pretende rivalizar com a Google e a Apple na oferta de conetividade para o setor automóvel.
Formada inicialmente pela Ford e pela Toyota, o SmartDeviceLink Consortium (SDL) acaba de ganhar novos membros, com a Mazda, Suzuki, Subaru e as marcas do Grupo PSA (Peugeot, Citröen e DS) a integrarem esta aliança de telemática. Além dos emblemas referidos, também a Honda deverá integrar esta parceria nos próximos tempos, tal como os fornecedores de componentes e serviços Pioneer, Panasonic e Harman. O objetivo é evitar que os gigantes cibernéticos Google e Apple obtenham o controlo da integração das aplicações dos smartphones nos automóveis, serviço que oferecem, respetivamente, através do Android Auto e CarPlay. Por isso, este consórcio vai focar-se na integração dos dispositivos móveis nos sistemas de infotainment e também em outras soluções, como os comandos vocais para enviar ordens para as viaturas. Além disso, está também prevista a criação de uma plataforma Open-Source para que developpers possam criar aplicações específicas para o SDL, que de momento já disponibiliza nos modelos da Ford aplicações como a Pandora, Spotify e AccuWeather.
Entre os motivos para o nascimento desta parceria basta recordar que a Toyota afirmou anteriormente os seus receios relativamente a potenciais problemas de segurança que possam surgir com a passagem do controlo destas funções para empresas fora do setor automóvel. Já em 2011, quando o fabricante nipónico e a Ford se aliaram pela primeira vez no desenvolvimento de soluções de telemática para veículos que existia por parte dos dois fabricantes a preocupação de que a cedência total nesta área à Google e è Apple poderia fazer crescer a influência destas empresas sobre todo o sector automóvel.
Fonte: Automotive News Europe