Luxo elétrico: Lagonda All-Terrain Concept

Texto: Nuno Fatela
Data: 5 Março, 2019

Para aqueles que consideram que um Aston Martin ainda não é suficientemente opulento e luxuoso, o fabricante britânico dá a resposta com o Lagonda All-Terrain Concept

Planeada para chegar ao mercado em 2022, a Lagonda é anunciada pela Aston Martin como “a primeira marca de luxo de emissões 0”. Preparando esse futuro, o novo emblema do fabricante britânico continua a lançar concepts que dão pistas sobre a sua futura gama. Depois do ano passado ter estado em Genebra com o Vision concept, este ano a ideia é ir mais longe (até pelos terrenos onde o carro consegue mover-se) com o Lagonda All-Terrain  concept.

Fica imediatamente à vista a intenção da Lagonda lançar futuramente um SUV elétrico de luxo. E que também estará repleto de tecnologias de ponta, pois a marca afirma que vai tentar tirar o máximo partido tanto das motorizações elétricas como da condução autónoma. Isso ajuda a explicar este exclusivo habitáculo onde os quatro passageiros podem estar em contacto visual direto, porque os bancos dianteiros podem rodar 180º quando o automóvel segue viagem sem intervenção humana. Nas imagens fica difícil perceber como os assentos podem fazer essa manobra, especialmente se tiverem pessoas sentadas, mas a Lagonda afirma que tal será possível…

Esteticamente, destaque para o design extremamente fluído do interior forrado em materiais como caxemira, para uma atmosfera relaxante. Para isso, a marca optou também por camuflar colunas, ventilação e qualquer outro elemento que perturbe o olhar. Até os cada vez mais habituais touchscreens de infotainment ao centro parecem desaparecer, surgindo apenas um ecrã embutido no volante e outra superfície tátil no túnel central. A bordo destaque ainda para o sistema eletromagnético que permite à chave ficar, literalmente, a flutuar num espaço entre os bancos dianteiros. Qual a função? Não percebemos, mas se pensarmos nas habituais excentricidades de potenciais clientes que o Lagonda All-Terrain pretende conquistar, quando mais louco melhor…

No exterior temos a imagem de um SUV-Coupé elétrico, com generosa distância ao solo, cavas das rodas bem pronunciadas, pneus de generosas dimensões e linhas descendentes na parte posterior do teto. Nas imagens podem-se ver elementos pouco habituais, como os vincos laterais bem pronunciados. E se este elemento seguramente já valerá algumas críticas, mais ainda devem surgir relativamente à traseira. Afinal, com todo o respeito pelo Lagonda All-Terrain, parece que se formou uma bossa imensa no portão da mala. É verdade que gostos não se discutem, mas parece-nos que do estilo exterior “se salvam” o perfil dianteiro, as portas traseiras “asa de gaivota” e o formato das jantes…

 

Veja também: 

As novidades do Salão de Genebra
Lagonda Vision Concept mostra a ambição da nova marca
Tag Heuer e Aston Martin unem-se para uma edição especial do DBS Superleggera
DBX e RapidE ajudam na transição elétrica da Aston Martin
Aston Martin confirma 7 novos modelos
O V12 do Aston Martin DB11