Ex-chefe da Ferrari junta-se à administração da Mclaren

Luca Di Montezemolo foi nomeado administrador da Mclaren Group Holdings. A nomeação surge numa altura em que a empresa está a fazer mudanças de administração.

Luca Di Montezemolo, antigo responsável máximo da Ferrari, foi nomeado administrador da Mclaren Group Holdings Limited, a entidade que controla a Mclaren Automotive e detém uma participação minoritária na equipa de Fórmula 1.

A nomeação foi oficializada através de um registo submetido na Companies House, no Reino Unido, tornando Di Montezemolo no nono membro do conselho de administração.

A sua integração na estrutura diretiva marca uma nova fase para a Mclaren, que está a passar por uma reestruturação significativa desde que a CYVN Holdings, uma empresa de investimento detida pelo governo de Abu Dhabi, finalizou a sua aquisição em abril.

Quem é Luca Di Montezemolo?

Luca Di Montezemolo foi uma figura-chave no regresso da Ferrari às vitórias na Fórmula 1 durante o final da década de 90 e foi o presidente da marca italiana até 2014.

Agora, passa a integrar a Mclaren Group Holdings Limited, que gere a parte automóvel da empresa e possui uma pequena participação na Mclaren Group – que por sua vez inclui as equipas de competição. No entanto, entende-se que o seu papel estará limitado à divisão de automóveis de estrada.

Em declarações à agência noticiosa italiana ANSA, Di Montemozelo declarou “O meu coração é e sempre será vermelho. Tornei-me administrador da Mclaren Automotive, que produz automóveis de estrada e não está envolvida na Fórmula 1”.

Um novo futuro para a Mclaren?

Com esta nomeação, Montemozelo junta-se a Nick Collins, o novo CEO da Mclaren Automotive, e a Paul Walsh, presidente do Mclaren Group, que também foi recentemente integrado no conselho.

As mudanças de administração surgem após a conclusão da aquisição da Mclaren Automotive pela CYVN Holdings, uma empresa de investimento sediada em Abu Dhabi.

De acordo com o que foi divulgado em abril pela empresa de investimneto, a nova estratégia para a divisão de automóveis da Mclaren visa em expandir a marca nos setores de alto desempenho e luxo, estabelecer um novo padrão de excelência e transformar a Mclaren numa referência global da indústria automóvel britânica.

Já a Mclaren Racing e a sua empresa-mãe, a Mclaren Group, continuam maioritariamente nas mãos de Mumtalakat, o fundo soberano do Reino do Barém.