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Lotus. Novo desportivo vai substituir Evora, Elise e Exige… de uma vez só

Texto: Carlos Moura
Data: 26 de Janeiro, 2021

A Lotus vai terminar a produção do Elise, Exige e Evora já este ano. Estes três modelos deverão ser substituídos por um novo desportivo que está a ser desenvolvido sob o nome de código Type 131.

A Lotus já confirmou que o novo desportivo está a ser desenvolvido sob o nome de código Type 131, adiantando que o primeiro protótipo será produzido este ano na sede da empresa em Hethel. Resta saber se os veículos de produção chegam aos concessionários ainda este ano. 

A marca britânica também confirmou que o novo modelo vai levar ao desaparecimento de um dos seus veículos mais importantes, o Elise. Lançado em 1995 foi pioneiro na utilização de um chassis em alumínio, que ainda hoje é usado.

Lotus Exige 20º aniversário

A Lotus já fez saber que uma “nova geração de produtos” se seguirá ao Type 131 e virá substituir aqueles três modelos. Resta saber se serão substitutos diretos ou modelos totalmente novos. 

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A Lotus investiu cem milhões de libras (112,61 milhões de euros) na modernização das instalações de Hethel, ao abrigo da sua estratégia Vision80 e pretende recrutar 250 novos colaboradores para a produção do novo veículo.  

Lotus Evija
Lotus Evija

Apesar da Lotus não ter avançado pormenores acerca do Type 131, o novo modelo terá um posicionamento acima do Evora e utilizará um motor V6 em associação com um sistema híbrido desenvolvido pela própria Lotus. Embora possa não recuperar o nome, o objetivo consiste em ressuscitar o espírito do clássico Esprit.

Modelos já icónicos, mas com plataforma antiga

Os modelos Elise, Exige e Evora vão entrar no ano final de produção, mas ficarão para sempre na história da Lotus.

Além do popular Elise, o Exige, que apareceu em 2000, era uma versão com capota e orientada para a pista do Elise, e poucas alterações conheceu até aos dias de hoje.

Lotus Evora GT430

O Evora, que estreou em 2008, representou a reentrada da Lotus no segmento dos superdesportivos e revelou estar à altura do Porsche 911.

A Lotus reivindica ter vendido 55 mil unidades daqueles três modelos, quando a produção terminar no final do ano. Todavia, as plataformas utilizadas já são antigas pelo que o novo modelo vai representar o início do programa de modernizado implementado pela Geely.

O primeiro modelo novo desde a aquisição da Lotus pela Geely será o hipercarro elétrico Evija, que começar a ser produzido em Hethel ainda este ano.