Graças aos painéis solares curvos montados no tecto, o Lightyear 0 pode necessitar de carregar as baterias apenas de sete em sete meses nos países mais ensolarados. Começa a ser produzido no outono e terá uma autonomia até 560 quilómetros.
A startup holandesa Lightyear vai entrar no mercado dos veículos elétricos com o novo modelo Lightyear 0 que irá oferecer algumas caraterísticas inovadoras. Não só terá motores elétricos nas rodas e um desenho aerodinâmico como também estará coberto por painéis solares para ajudarem a ir tão longe quanto possível.
A Lightyear garante que não se trata de um protótipo futurista, mas que irá começar a produzir este modelo já no próximo outono, estando previstas as primeiras entregas aos clientes para novembro.
Os fundadores da Lightyear tiveram a ideia para este modelo em 2016 e três anos depois surgiu o primeiro protótipo. Após seis anos de desenvolvimento e testes, o Lightyear 0 está pronto para ser lançado no mercado.
Os responsáveis da Lightyear tentaram fazer com que este modelo fosse o veículo elétrico mais eficiente possível. A forma garante uma coeficiente de penetração aerodinâmica de 0.19, que é comparável ao Mercedes-Benz EQXX concept, tornando o Lightyear 0 no automóvel familiar mais aerodinâmico de sempre quando começar a ser comercializado.
Cinco metros quadrados de painéis
Além do visual esguio também é muito leve. Pesa apenas 1575 kg, apenas um pouco mais do que o Toyota Supra e não obstante um comprimento exterior de cinco metros, ligeiramente inferior ao BMW Série 7.
Estas dimensões permitem-lhe oferecer uma área de cinco metros quadrados de painéis solares duplos e curvos, que permitem carregar em qualquer altura debaixo do sol. O fabricante anuncia que o sistema de painéis do veículo permitem fazer até 11 mil quilómetros por ano. Em condições normais podem recuperar até 70 quilómetros de autonomia por dia a partir da luz solar.
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Os responsáveis da Lightyear acreditam que as pessoas que utilizam o automóvel diariamente em deslocações pendulares – cerca de 35 quilómetros – podem necessitar de carregar o veículo de sete em sete meses nos países mais ensolarados. Embora esse seja o melhor cenário possível, a empresa acredita que mesmo os holandeses só terão de carregar os seus veículos de dois em dois meses, desde que os deixem no exterior.
Elevada eficiência
Sem levar em conta o carregamento solar, o fabricante estima que o automóvel terá uma autonomia de 560 quilómetros, graças não só à aerodinâmica, mas, também, aos eficientes motores elétricos, montados nas rodas. A marca reivindica que esta linha motriz elétrica é a mais eficiente até agora num automóvel elétrico, que gasta apenas 10,5 kWh de energia para percorrer cem quilómetros e a uma velocidade de autoestrada.
O habitáculo, porém, está longe de ser espartano, já que o Lightyear 0 terá um ecrã tátil de 10,1 polegadas e atualizações de software over the air. Os materiais, por sua vez, serão inteiramente vegan, com recurso a têxteis de origem natural como os assentos com revestimento em microfibra.
Em termos de preços, a empresa anuncia que começam nos 250 mil euros. A produção será de 946 unidades por ano. A Lightyear também vai ter um outro modelo para o grande público, a partir do final de 2024 ou início de 2025, que estará disponível a partir de 30 mil euros.