Publicidade

Lexus revela LS500

Texto: Nuno Fatela
Data: 9 de Janeiro, 2017

O modelo equipa um novo V6 com 415 CV que, segundo a marca, oferece prestações ao nível de um V8 sem prejuízo a o nível dos consumos, vibrações e ruídos.

A Lexus levou até ao Salão de Detroit o novo LS500, revelando o que considera ser o maior salto evolutivo deste modelo desde o seu surgimento em 1990. Procurando nesta quinta geração manter-se fiel à herança do primeiro LS, de estabelecer novos patamares de conforto, performance e tranquilidade e conforto a bordo, o modelo tem por base a mesma plataforma do conhecido Lexus LC. No entanto, nesta berlina desportivo de estilo coupé a distância entre os eixos aumenta de 2870mm para 3125mm, elevando o comprimento para 5,24m, a largura para 1,90m e com a altura a situar-se nos 1,45m. Implementando uma silhueta coupé de quatro lugares, o peso foi reduzido em 90kg comparativamente à anterior geração, algo para o qual contribui a nova suspensão do Lexus LS (que opcionalmente poderá ser pneumática).

 

Com o centro de gravidade mais perto do solo a ajudar a melhorar o comportamento, algo obtido através da colocação do motor e suspensão em posição mais baixa e central, o novo LS500 faz uso de um bloco V6 3,5L twinturbo com tecnologias oriundas da Fórmula 1. A marca de luxo do Grupo Toyota indica que as prestações deste bloco de 415CV ficam num nível similar ao dos motores V8, embora com menores consumos, ruídos e vibrações. Incorporando a transmissão automática estreada com o LC, de dez velocidades com conversor de binário que faz uso de patilhas no volante, é anunciada uma aceleração dos 0 às 60 milhas por hora (96km/h) em apenas 4,5 segundos nas versões de tração à retaguarda, não sendo conhecidas as especificações para o LS500 de tração integral. A marca destaca a forma como a dinâmica de condução é ainda potenciada pelo sistema VDIM (Vehicle Dynamics Integrated Management), que faz o controlo contínuo de diversos parâmetros para adaptação da aceleração, travagem, motorização e suspensão.

 

Com a marca a indicar que o LS500 alcança o maior salto evolutivo no design da gama LS desde o lançamento em 1990, no exterior destaca-se além da silhueta coupé também o estilo dianteiro dominado pela grande grelha. Com um interior marcado pelo requinte e luxo, ao novidade da Lexus para o Salão de Detroit apresenta bancos com 28 ajustes e aquecidos, e opcionalmente estão disponíveis assentos com funções de climatização e massagem mais evoluídos. Para maior tranquilidade a bordo, a insonorização a bordo foi também melhorada e foi adicionado um sistema de controlo ativo do ruído. As tecnologias que assistem o condutor também são um dos destaques do Lexus LS500, onde se inclui a deteção de peões com capacidade de realização de manobras evasivas para evitar colisões.