Lexus RC F Track Edition chega com a renovada gama do desportivo

Texto: Nuno Fatela
Data: 14 Janeiro, 2019

Além de ter melhorado as capacidades do Lexus RC F, a marca apostou também numa versão ainda mais performante, como fica bem enfatizado pela designação Track Edition

Prometendo uma combinação sem paralelo entre performances e usabilidade no dia-a-dia dentro da gama da Lexus, o RC F vem agora reforçar ainda mais a sua natureza desportiva, graças a um conjunto de alterações que vão reduzir o peso e melhorar o comportamento. Com as alterações a beneficiarem a aceleração, agora otimizada com um Launch Control, o modelo ganha uma versão ainda mais focada no lado desportivo, que é designada Lexus RC F Track Edition. Ambas vão entrar em produção já no próximo mês de março, devendo os preços ser revelados mais perto dessa data.

Reduzir o peso sem comprometer o refinamento da condução e no habitáculo foi um dos objetivos primordiais na renovação deste modelo. Para tal surgem várias alterações que se focam principalmente nas suspensões, com componentes de baixo peso (como o veio de transmissão traseiro oco) e outros que passam a ser fabricados em alumínio. A isto a marca junta ainda outras alterações como os casquilhos e cremalheira da suspensão mais rígidos, com a dupla vantagem de ajudarem a manter a rigidez ao mesmo tempo de tornam o desportivo mais leve.

Sob o capot mantém-se o bloco atmosférico de cinco litros com oito cilindros em “V”, que acusa 457cv e 520Nm (às 4800RPM) no dinamómetro. Ele surge combinado a uma transmissão automática de oito velocidades, que tem um ratio mais elevado na última mudança para melhor resposta. Não existindo informações sobre outras mudanças de componentes, destaque para a introdução de um Launch Control. Ele vai pemitir extrair as máximas acelerações do Lexus RC F, que demora 4,5 segundos a passar dos 0 aos 100km/h.

 

Um outro atributo que é necessário referir neste desportivo são os pneus. Isto porque a Pirelli desenvolveu um conjunto exclusivo dos Pilot Sport 4S para este modelo. Ao contar com um composto de borracha específico e também com perfil e rasgos singulares, estes pneumáticos ajudam a contrariar subviragens no Lexus RC F, com a vantagem adicional de terem maior durabilidade que aqueles usados anteriormente.

Lexus RC F Track Edition

Tirando partido das versões para competição do modelo, a marca premium nipónica apostou-se em levar mais além as capacidades do Lexus RC F. O resultado desse esforço é o Track Edition que, embora mantendo o poder de fogo do V8 5.0L, consegue um comportamento mais performante. A inspiração nos modelos de circuito teve impacto na aerodinâmica, algo que fica especialmente visível pela asa traseira que substitui o spoiler ativo. Fabricada em fibra de carbono e com decorações exclusivas, ela vai garantir maior carga aerodinâmica na retaguarda do Lexus RC F Track Edition e ajudar a minimizar a turbulência do vento.


Veja o comparativo do Lexus RC F com o Alfa Romeo Giulia Quadrifoglio, o Mercedes AMG C63 e o BMW M4 Competition

Além da asa traseira, há muitos outros componentes em fibra de carbono, que ajudam a garantir uma redução de 80kg em comparação ao anterior RC F. Este compósito pode ser apreciado no teto e no capot, e ainda na zona de repartição entre os bancos traseiros. De referir que muitos destes componentes em fibra de carbono nascem na mesma linha de produção que durante dois anos alimentou a exclusiva série do Lexus LFA.

Para esta “dieta” também muito contribuiram as jantes e sistema de travagem, com a Lexus a optar pelos discos carbocerâmicos da Brembo, visíveis atrás das jantes BBS 19”. Um conjunto de mudanças que, sozinho, garantem uma redução de 25kg ao Lexus RC F Track Edition. E é preciso referir que esta mudança não tem apenas impacto no peso, pois os novos discos oferecem também maior resistência à fadiga, permitindo levar o desportivo ao limite durante mais tempo.

 

A terminar, destaque para o interior mais racing do Lexus RC F Track Edition, onde o vermelho domina. Ele surge na pele e também na alcantara para os bancos, bem como várias outras decorações do ‘cockpit’. Já no exterior, a opção será entre o Ultra White e o Nebula Matte Grey, as duas únicas cores que foram disponibilizadas para a versão mais performante do renovado Lexus RC F.

 

Descubra também o Lexus LC Convertible, outra das novidades que a marca nipónica leva ao Salão de Detroit em 2019