Publicidade

Lexus IS renovado já está em Portugal

Texto: Nuno Fatela
Data: 30 de Janeiro, 2017

A marca nipónica promete uma “condução ainda mais envolvente e superior refinamento” a bordo do IS 300h, e explicou os vários passos efetuados durante o restyling do modelo.

 

Já com mais de um milhão de unidades comercializadas globalmente desde que foi lançado, o renovado Lexus IS (da terceira geração do modelo) já está em solo nacional desde 43700€. Além de atualizar o design, a marca de luxo do Grupo Toyota destaca igualmente as alterações mecânicas introduzidas, que pretendem oferecer um melhor desempenho dinâmico, e também a evolução tecnológica do interface HMI (homem-máquina). Naoki Kobayashi, engenheiro-chefe do projeto de renovação do IS, resumiu o trabalho da equipa que liderou, explicando que “Antes de iniciar o trabalho no novo IS os meus designers viajaram pelo mundo entrevistando clientes e procurando inspiração. Esta fase de pesquisa foi vital pois fomos desafiados a projetar o já bem sucedido IS para um novo e mais alto patamar”.

Começando por esboços e conceitos de design que serviram para modelar a carroçaria, mantendo traços como a longa linha do tejadilho ao estilo coupé e a postura atlética, que ajudam a alcançar um CX de 0,26, foram adicionados novos elementos como a grelha trapezoidal Lexus e a iluminação LED. Chegou então o momento de elevar a experiência de condução do IS, incorporando componentes de baixo peso e ajustes na suspensão e colocando também em foco os equipamentos e soluções que reforçam a segurança através do Lexus Safety System Plus, com melhoramento de capacidades como a monitorização do ângulo morto e da presença de veículos à retaguarda. Para o interior a marca destaca a introdução do ecrã de 10,3’’ para o Lexus Premium Navigation, num ambiente enriquecido pelas inserções em madeira escura gravada a laser, à imagem do que ocorre no SUV RX.

A motorização proposta é o full hybrid Lexus IS 300h, que combina motores a gasolina e elétrico e anuncia consumos de 4,3L/100km, a que equivalem emissões de 99g/km de CO2. Com uma potência de 223CV e binário de 221Nm, o modelo faz uso de uma transmissão CVT para enviar a potência para as rodas traseiras, com o IS a ser capaz de cumprir a aceleração 0-100km/h em 8,4 segundos e atingindo uma velocidade máxima de 200km/h. Responsável por 40% das vendas da marca em Portugal, o que o torna no best-seller do emblema nipónico no nosso país, o renovado Lexus IS 300h é proposto por valores a partir dos 43700€.