A Lexus garante que os seus futuros modelos serão, ainda mais, caracterizados pelo luxo. Uma nova arquitetura modular terá como consequência a simplificação de processos e isso abrirá novas oportunidades de personalização
Recém empossada pelo presidente da Toyota como líder da estratégia de eletrificação do Grupo, a Lexus está a dar os passos necessários à materialização dessa responsabilidade.
No recente Fórum Kenshiki, verdadeira montra para aquilo que as duas marcas estão a preparar, os responsáveis da Lexus deram conta das múltiplas frentes em que estão a trabalhar.
Uma nova arquitectura
Destaque, desde logo, para a nova arquitetura designada de Gigacasting que servirá de base a nova geração de modelos 100% elétricos a ser lançada a partir de 2026, com a estreia a caber ao modelo que resultar do "concept-car" LF-ZC.
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A principal característica da nova arquitetura é a sua simplicidade, com a zona central a ser ocupada pelo módulo da bateria, enquanto a frente e a traseira (esta é a novidade), que são habitualmente compostas por 175 peças cada, passam a ser construídas numa peça única, produzida em menos de dois minutos.
A simplificação de processos terá, também, reflexos positivos nos custos (até mesmo de reparação, em caso de acidente) mas os responsáveis da Lexus preferem destacar que a solução Gigacasting vai permitir uma maior capacidade de personalização e, assim, satisfazer de forma ainda mais efetiva os desejos de cada consumidor.
Um topo de gama de nome LF-ZL
Além do LF-ZC, foram mostradas imagens do LF-ZL, com base na mesma arquitetura, mas com chegada posterior e um posicionamento ainda mais sofisticado, algo que será evidente no desenho da carroçaria mas, principalmente, no interior.
Além de materiais de alta qualidade e de pormenores como aplicações em bambu, o futuro topo de gama da Lexus será caracterizado pela forte aposta tecnológica, com recurso às mais avançadas funcionalidades permitidas pela Inteligência Artificial, que será a base do novo sistema operativo Arene.
A Lexus define-o como um verdadeiro mordomo às ordens de quem viaja a bordo, sendo capaz de responder a um conjunto alargado de solicitações e entender (e antecipar) as preferências dos ocupantes.
Mais e melhor tecnologia
Ao mesmo tempo que trabalha na nova geração de modelos, a Lexus está a desenvolver um conjunto vasto de tecnologias. É o caso de uma nova bateria de iões de lítio que, segundo anuncia, será capaz de carregar até 80% da capacidade em 20 minutos e assegurar uma autonomia de 800 km.
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Em estado mais avançado está, também, o sistema One Motion Grip que será estreado no RZ, no final de 2024. A principal característica reside na inexistência de ligação mecânica entre o "volante", substituído por uma "manche" tipo avião.
Também o sistema DIRECT4, que distribui o binário entre os eixos de forma mais eficaz, para garantir uma condução mais emocionante, está a ser objeto de aperfeiçoamentos, dado que a Lexus acredita que se trata de um elemento muito importante para o prazer de condução. Ainda assim, a marca japonesa aproveitou para anunciar que a partir da próxima primavera o RZ estará disponível com uma versão apenas com tração dianteira e um único motor elétrico.
[ngg src="galleries" ids="5" display="basic_slideshow"]Reforço do portefólio
A Lexus está, também a ampliar a sua gama. Prova disso é a apresentação do LBX, um SUV compacto que lhe revelamos na última edição da TURBO, e do LM, um MPV caracterizado pelo luxo.
Entretanto, a marca já fez saber que além da aposta nos modelos 100% elétricos irá continuar a apostar noutras soluções, como os híbridos de carregamento externo (PHEV).
Em 2023 a Lexus irá ter na Europa o melhor ano de sempre em termos de vendas, com 74 mil unidades entregues, um crescimento de quase 50% face a 2022.